Braga e Guimarães avançam com Programa Intermunicipal

Braga e Guimarães avançam com Programa Intermunicipal

Os municípios de Braga (Membro Associado da UCCLA) e de Guimarães (Membro Efetivo da UCCLA), em Portugal, obtiveram ‘luz verde’ para avançarem com o Programa Intermunicipal de Salvaguarda da Paisagem dos Sacro Montes - cuja aprovação e abertura de procedimento foi já publicado em Diário da República de 14 de dezembro. 
 
Este Programa Intermunicipal apresenta objetivos como a proteção de bens patrimoniais incluindo a proteção e valorização da área florestal que envolve os espaços sagrados ou sacralizados. 
 
Este é um projeto pioneiro a nível nacional que abarca um território pontuado por um conjunto de símbolos identitários, tais como, o Santuário do Bom Jesus do Monte, o Santuário do Sameiro, a Capela de Santa Maria Madalena, a Capela de Santa Marta do Leão e os povoados castrejos pré-históricos de Santa Maria das Cortiças, Briteiros e Sabroso, que compreende uma área de 2500 hectares. Este conjunto patrimonial insere-se numa paisagem única, caracterizada por montes e promontórios, envolvidos e integrados num ecossistema florestal, criando uma paisagem cultural humanizada construída ao longo dos tempos.
 
“Braga e Guimarães são duas cidades que partilham elementos de elevado valor patrimonial e que se fundem numa só paisagem. A aprovação deste projeto é um passo decisivo para potenciar os nossos Sacro Montes a vários níveis, nomeadamente do ponto de vista ambiental, patrimonial, histórico, económico e turístico”, salienta Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
 
Também o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, realça que este programa “permitirá aos dois municípios apresentem candidaturas aos fundos europeus para a reabilitação do ponto de vista ambiental e a preservação dos equipamentos culturais existentes”.
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 19-12-2018