Braga avança com criação de Plano para o Desenvolvimento Sustentável

Braga avança com criação de Plano para o Desenvolvimento Sustentável

O Município de Braga (Membro Associado da UCCLA), em Portugal, celebrou um protocolo com a Universidade do Minho, através do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), com vista ao apoio à criação do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do concelho.
 
Com este protocolo, o município pretende criar uma plataforma agregadora e integradora do trabalho desenvolvido por toda a comunidade, de forma a apresentar medidas para fazer face aos desafios globais que já se manifestam no território. O reforço da coesão territorial e social, a proteção do ambiente e a superação das alterações climáticas, são premissas assentes que estarão vertidas neste plano que irá beneficiar toda a comunidade Bracarense.
 
“Este é o testemunho público de uma vontade e de uma consciência cada vez mais premente, uma vez que estamos confrontados com uma situação de emergência em determinadas áreas que necessitam de respostas prontas e efetivas de toda a sociedade. O Município de Braga não está fechado sobre si próprio e não pensamos que temos dentro de portas todas as soluções para os problemas com que nos confrontamos, por isso temos de ir ao encontro de quem nos pode ajudar e, com isso, ajudar toda a sociedade Bracarense”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
 
O protocolo vai permitir promover e implementar soluções concretas e inovadoras visando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida do Concelho. Esta colaboração estratégica levará à criação de equipas que permitam cobrir as várias áreas do conhecimento e de investigação necessárias ao apoio à elaboração de estratégias para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Braga.
 
“Este é o primeiro passo que vai permitir o desenvolvimento de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de forma a produzir resultados dentro dos próximos meses, dado que da parte da UMinho e do Município, serão constituídas equipas multidisciplinares e multissectoriais que agregam várias áreas da actividade municipal desde os transportes públicos ao ambiente, passando pelo ordenamento e planeamento, para que possam trabalhar em conjunto para desenharmos este instrumento absolutamente inovador a nível nacional do ponto de vista das autarquias locais”, concluiu Ricardo Rio.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 16-01-2020