Banco Mundial aprova nova estratégia para apoio a Timor-Leste centrada no crescimento

Banco Mundial aprova nova estratégia para apoio a Timor-Leste centrada no crescimento

Timor-Leste vai ser apoiado pelo Banco Mundial com um novo Quadro de Parceria (CPF) 2020-2024, nos eixos do crescimento económico, infraestruturas e capital humano, como forma do país alcançar o grupo de países com rendimento médio, em 2030, combatendo a erradicação da pobreza extrema.
 
Segundo o Banco Mundial, o novo quadro pretende "apoiar o Governo de Timor-Leste na transformação da sua riqueza natural em capital humano melhorado e infraestrutura sustentável".
 
O pacote total de assistência ascende a cerca de 100 milhões de dólares (90,8 milhões de euros) em empréstimos concessionados. Desse valor, 60 milhões de dólares (54,48 milhões de euros) para estradas, 25 milhões de dólares (22,7 milhões de euros) para água e saneamento e 15 milhões de dólares (13,6 milhões de euros) para educação.
 
Este novo plano estratégico foca-se no fortalecimento do setor privado, que deverá alavancar o crescimento económico, particularmente na agricultura e no turismo, na melhoria da qualidade dos serviços públicos através da promoção de investimentos na educação, saúde, proteção social, água e saneamento, e aumentando a produtividade através da ligação das comunidades, especialmente os agricultores, através de investimentos no transporte e na infraestrutura digital.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 28-11-2019