A UCCLA acolheu, durante três dias, um encontro de autarcas moçambicanos com o enfoque na procura de projetos de desenvolvimento e de melhoria na qualidade de vida dos seus munícipes. Com o tema “Desenvolvimento, Comunicar, Influenciar e Transformar” o encontro, organizado pela Casa de Moçambique, reuniu mais de uma dezena de responsáveis.
O evento, que contou com a presença de diversos autarcas e empresários, permitiu dar a conhecer os vários projetos e iniciativas existentes em cada uma das autarquias presentes, assim como possibilitou a troca de ideias. As oportunidades ao nível da participação e influência nos processos de negociação, a definição e implementação de medidas de impacto de desenvolvimento económico, foram também abordadas.
As empresas com projetos em Moçambique, em diferentes áreas, deram a conhecer o seu trabalho e quais as estratégias implementadas no território, permitindo uma maior abertura para futuras parcerias com as autarquias presentes. As áreas com maior destaque foram o turismo, a construção, a sáude, a agricultura e a educação.
O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, enalteceu e saudou o presidente da Casa de Moçambique, Enoque João, pela especial atenção que tem dado à UCCLA e à realização de iniciativas neste espaço.
Dia 6 de março - Intervenções:
- Presidente da Casa de Moçambique - Enoque João
- Secretário-Geral da UCCLA - Vitor Ramalho
- Diretor Geral Internacional da MED-EL - Júlio Rodrigo Dacosta
- Professor e Embaixador da Paz - Delmar Gonçalves
- Sócio Gerente da Peter-Emp Construções Ltda. - Pedro Teixeira
Dia 7 de março - Intervenções:
- Presidente da Casa de Moçambique - Enoque João
- Secretário-Geral da UCCLA - Vitor Ramalho
- Núcleo empresarial da CTA - Zimba Moisés
- Vice-Presidente do CityBank - Simeão João
Dia 8 de março - Intervenções:
- Presidente da Casa de Moçambique - Enoque João
- Representante da UCCLA - José Bastos
- Jurista da Assembleia da República, Membro do Conselho Superior de Magistratura Judicial e Assistente da Comissão dos Constitucionais, Direitos Humanos e da Legalidade (1.ª Comissão) - Luzia Raimundo Jamal Muete
- Comentador na SIC Notícias – Jorge Baptista
- Representante da Agro-Business Consulting – Pedro Vasques Santos
O último dia do encontro ficou marcado com a assinatura de um memorando de entendimento entre os municípios moçambicanos presentes, o Grupo Arrow Building e a Bransolutions, com o objetivo de "encontrar metodologias para o desenvolvimento de projetos e do respetivo controlo de custos das suas obras, com vista a garantir a credibilidade internacional do país, que permita a confiança dos futuros investidores, garantindo a utilização e aplicação de meios e tecnologias adequadas ao futuro desenvolvimento do país em termos de sustentabilidades económica, social e ambiental."
Notícias relacionadas: