Atividades da UCCLA desde 2016 ao presente

Atividades da UCCLA desde 2016 ao presente

Com vista a dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela UCCLA - a nível das múltiplas atividades e projetos - foi elaborada uma brochura que espelha a retrospetiva da instituição desde 2016, data em que geograficamente mudámos de instalações.

A brochura poderá ser consultada aqui.


Texto introdutório do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho:

Em resultado da mudança da sede da UCCLA - da Rua de São Bento para a Avenida da Índia – para o edifício “Casa das Galeotas”, também propriedade da Câmara Municipal de Lisboa, as atividades da UCCLA passaram a ser mais centralizadas nas próprias instalações.
O novo espaço é dotado de um auditório com as condições necessárias para a realização de diversas iniciativas de âmbito cultural, nomeadamente apresentações públicas de livros, debates, concertos musicais e peças de teatro. Dado o facto das 150 cadeiras da plateia serem amovíveis é, ainda, possível realizarem-se atividades de outra natureza, como trabalhos coletivos com jovens de estabelecimentos escolares, como tem ocorrido, até, excecionalmente, servir de local para almoços ou jantares comemorativos de efemérides que o justifiquem.
A existência de uma galeria tem permitido, também, a realização de exposições que, regra geral, têm tido como foco temáticas ligadas às cidades, regiões ou países de língua oficial portuguesa.
A tudo isto acresce o jardim existente, que tem um espaço muito aprazível para nele se complementarem atividades decorrentes de objetivos prosseguidos estatutariamente pela UCCLA, quer de forma autónoma, quer complementar àquelas que se desenvolvem no auditório ou na galeria.
Todas estas razões justificam a apresentação da presente brochura que, no essencial, reflete as atividades desenvolvidas pela UCCLA desde 2016, data da inauguração da nova sede até ao presente.
Procurou-se sintetizar essas atividades nos domínios Institucional, da Cooperação e Empresarial, para além das atividades anuais desenvolvidas com regularidade e outras, sobretudo, decorrentes da filiação da UCCLA noutras instituições.
Houve ainda a preocupação de incluir, nas descrições dos eventos, registos fotográficos para enquadrar algumas dessas atividades e, deste modo, refletirem toda a envolvência coletiva.

 

 

Publicado em 31-07-2023