Arranque do Curso Livre História de Angola na UCCLA

Arranque do Curso Livre História de Angola na UCCLA

Decorreu, dia 29 de janeiro, a primeira aula da segunda edição do Curso Livre História de Angola, no auditório da UCCLA, coordenado por Alberto Oliveira Pinto e organizado pela Mercado de Letras Editores e pela UCCLA. 
 
O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, deu as boas vindas a todos os inscritos e agradeceu ao Professor Alberto Oliveira Pinto por mais este “longo percurso” do curso que irá decorrer todas as terças feiras. A obra do professor é, para o responsável, “uma obra muito atual, no sentido em que é um trabalho isento e desprovido, completamente, de qualquer visão que seja uma visão marcadamente ideológica. Fez um trabalho distante e de investigação muito cuidadoso”.
 
curso_historia_angola-sessao_1_8232  Curso Historia Angola-Sessao 1_8241
 
Destacando a entrevista dada, nesse mesmo dia, à rádio TSF, Vitor Ramalho afirmou que o trabalho de investigador do professor, ao longo de mais de 20 anos, é muito “profundo e, em alguns domínios, é inovador”, enaltecendo algumas questões suscitadas nessa mesma entrevista – que poderá ser ouvida através do link https://www.youtube.com/watch?v=EoLbXj8FMWg&feature=share
 
Alberto Oliveira Pinto saudando todos os novos alunos presentes, e dois “repetentes”, afirmou que este curso é uma “iniciativa original de todos nós, da UCCLA, da Mercado de Letras Editora, representada pela Dr.ª Claudia Peixoto, e de mim próprio. O curso foi estruturado na base do meu livro “História de Angola” e vamos ter a colaboração, consoante as temáticas, de outros professores que serão convidados”.
 
A apresentação de cada aluno e a respetiva motivação na frequência do curso foi proposta por Alberto Oliveira Pinto. 
 
Após a explicação prática e logística do funcionamento do curso, foi dado início ao mesmo, cujas temáticas foram as seguintes:
- O substrato arqueológico e oral da História de Angola (c. 7000 a.C.-c. século XIII d.C.);
- A Idade da Pedra e do Ferro em Angola e a coexistência dos povos Kung e Bantu;
- As “Cartas Étnicas”, as instituições tradicionais e a oralidade nas sociedades bantu. 
 
 
 
Esta 2.ª edição do Curso Livre História de Angola irá decorrer até julho de 2019, ao longo de 26 sessões, que terão lugar às terças-feiras de cada semana, às 18 horas.  
À semelhança do que aconteceu na 1.ª edição, serão convidadas uma série de individualidades de reconhecido mérito que pela sua competência académica, profissional e literária irão contribuir, ainda mais, para o engrandecimento do curso. 
 
As condições de inscrição encontram-se disponíveis no link https://goo.gl/forms/JrXJ26RYtkzJHkNm2  
 
Qualquer questão poderá ser endereçada para o email cursohistoriaangola@gmail.com
 
 
 
Nota biográfica do Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto:
 
Alberto [Manuel Duarte de] Oliveira Pinto nasceu em Luanda, Angola, a 8 de janeiro de 1962. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, em 1986. É Doutorado (2010) e Mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde colaborou como docente no Departamento de História. Lecionou igualmente noutras universidades portuguesas. Presentemente é Investigador do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão.
 
Como ficcionista publicou diversos romances e é autor de múltiplos livros de ensaio sobre a história de Angola, com destaque para História de Angola. Da Pré História ao Início do Século XXI (2016), primeira experiência no género em 40 anos de Independência de Angola, cuja 3.ª edição se prevê para breve.  
 
Em 2016, foi presidente do Júri do Prémio Internacional em Investigação Histórica Agostinho Neto da Fundação António Agostinho Neto (FAAN). No mesmo ano foi, pela segunda vez, vencedor do Prémio Sagrada Esperança 2016 com o livro de ensaios Imaginários da História Cultural de Angola.
 
Em 2018, coordenou o Curso Livre História de Angola/UCCLA/Mercado de Letras Editores, iniciativa igualmente inédita e com enorme adesão, do qual se prepara uma nova edição mais desenvolvida.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 30-01-2019