Apresentação do vencedor da 5.ª edição do Prémio Literário UCCLA

Apresentação do vencedor da 5.ª edição do Prémio Literário UCCLA

A UCCLA - organizadora do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, em parceria com a Guerra e Paz editores - apresentou a obra vencedora da 5.ª edição do Prémio Literário UCCLA, na 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, dia 11 de setembro.

 

ASR -Premio Literrario UCCLA-7401  ASR -Premio Literrario UCCLA-7481  ASR -Premio Literrario UCCLA-7400

Dando a conhecer o percurso do Prémio Literário UCCLA, o coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido, anunciou o vencedor do prémio atribuído à obra “Heterónimo de Pedra” de Henrique Castanheira e fez referência às cinco obras finalistas desta última edição, que foram merecedoras de uma posição honrosa.

Agradecendo à UCCLA a confiança depositada para a publicação da obra, o editor Manuel S. Fonseca, da Guerra e Paz editores, fez uma referência à anterior editora que segundo ele “deixou uma grande responsabilidade”. Realçou que o livro de contos vencedor é de uma grande originalidade, “uma obra muito motivadora” e concluiu assumindo que o livro um dia morrerá, mas que a editora assume a sua parte, para que o livro continue a ser um sinal de vida. Agradeceu o entusiasmo da UCCLA e finalizou com “obrigada à UCCLA por não deixar morrer o livro”.

ASR -Premio Literrario UCCLA-7480  ASR -Premio Literrario UCCLA-7426  ASR -Premio Literrario UCCLA-7436  ASR -Premio Literrario UCCLA-7461

ASR -Premio Literrario UCCLA-7398  ASR -Premio Literrario UCCLA-7431  ASR -Premio Literrario UCCLA-7483

O crítico literário António Carlos Cortez, ficou agradado com o facto da editora Guerra e Paz se ter associado ao Prémio Literário, realçando o importante trabalho que a UCCLA tem vindo a desenvolver em prol da língua portuguesa. Fez uma breve alusão à metodologia do seu árduo trabalho de seleção que implica a leitura e releitura dos textos. Apresentou o livro premiado “Heterónimo de Pedra” salientando os aspetos que o levaram a selecionar a obra. Destacou o estilo descritivo e pormenorizado, realçando que “são poemas sobre figuras, que são transportadas para dentro de relatos onde o tema da viagem é o eixo essencial”. Fez, ainda, um grande elogio ao vencedor da 1.ª edição do Prémio - “Era uma vez um Homem” de João Nuno Azambuja que se encontrava na plateia.

O autor Henrique Castanheira agradeceu à UCCLA e referiu a forma emocionada como recebeu a notícia de ter sido o vencedor, e agradeceu à editora o exemplar tratamento durante todo o processo de edição do livro. Sobre a obra “Heterónimo de Pedra” referiu que “foi um encontro com o mundo, com geografias diversas e uma extensão da minha vida”. Devido ao seu percurso profissional, o autor viajou muito o que permitiu unir a escrita e o desenho. Referiu que o livro de contos e micro contos é o resultado desse encontro: escrever e desenhar. Um livro que se interroga e concluiu, “um livro de solidão de indivíduos”.

Seguiu-se a intervenção de José Ribeiro e Castro, representante do "Movimento 800 anos de Língua Portuguesa", parceiro do Prémio. Destacou a criação do "Movimento 2014" que esteve na génese da criação do Prémio Literário UCCLA, apoiando institucionalmente desde a primeira edição. Concluiu a sua intervenção afirmando que “queremos que este prémio seja uma nau para os próximos 800 anos e esperamos que o livro não morra, até lá”.

 

Apresentação do vencedor da 5.ª edição do Prémio Literário UCCLA  Apresentação do vencedor da 5.ª edição do Prémio Literário UCCLA  Apresentação do vencedor da 5.ª edição do Prémio Literário UCCLA

O Secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, encerrou a sessão tendo agradecido a presença de todos na mesa, dos colaboradores da UCCLA que trabalharam para mais uma edição de sucesso. Realçou o trabalho da editora Guerra e Paz e do crítico literário António Carlos Cortez.

Vitor Ramalho destacou que a cultura é muito acarinhada pela UCCLA e que se orgulha muito disso e o contributo que dá é fundamental. “A obra leva-nos a percursos múltiplos da cidadania de que todos somos portadores”.

Concluindo, Vítor Ramalho enalteceu que perante a situação atual de pandemia, a UCCLA teve que adiar e mesmo cancelar alguns dos seus eventos. Como alternativa, e recorrendo ao teletrabalho, foram lançadas diversas iniciativas e projetos ligados à cultura e às artes, que obtiveram bastante sucesso. No final, anunciou a abertura de candidaturas para a 6.ª edição do Prémio Literário UCCLA.


A sessão contou, também, com a presença do escritor e membro do júri Tony Tcheka, e foram convidados os escritores vencedores da 1.ª e 4.ª edição do Prémio Literário UCCLA, respetivamente, João Nuno Azambuja e A. Pedro Correia.

 

O Prémio Literário UCCLA é uma iniciativa da UCCLA, em parceria com a Guerra e Paz editores e conta com o apoio do Movimento 2014 e da Câmara Municipal de Lisboa. Tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos escritores.

 

Nota: Créditos das três primeiras filas de fotos - Câmara Municipal de Lisboa

 

 

Publicado em 13-09-2020