Aplicativo mostra evolução urbana do Rio de Janeiro

Aplicativo mostra evolução urbana do Rio de Janeiro

As transformações urbanas que a cidade do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, atravessou ao longo de pouco mais de duas décadas, não foram poucas e saltam aos olhos. Graças a uma parceria do Instituto Pereira Passos (IPP) com a agência espacial norte-americana NASA, as informações referentes a este período encontram-se ao alcance de qualquer cidadão. 
 
Basta aceder à aplicação “Evolução urbana do Rio de Janeiro - 1984/2016” lançada em setembro, pelo IPP, e que permitirá acessar a imagens de 1984. Com a utilização de duas imagens de satélite feitas de uma determinada área, para efeito de comparação, a ferramenta permite que o usuário não apenas confira mudanças, mas também que referencie um endereço específico para focar uma região que queira observar melhor. 
 
O aplicativo destaca, por exemplo, as alterações urbanas causadas pela ocupação da Zona Oeste, como as registadas no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Através do aplicativo também é possível visualizar o Aeroporto Internacional António Carlos Jobim, que na década de 1980 só tinha um terminal e, agora, tem mais dois.
Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode aceder ao aplicativo. Além disso, segundo o IPP, a ferramenta será de grande importância para a área da educação. Além do conhecimento teórico adquirido na sala de aula, a respeito de evolução urbana, os estudantes poderão visualizar tudo o que estudaram.
 
 
 
 
 
Publicado em 11-11-2016