Antiga praça de touros transformada em Palácio da Cultura

Antiga praça de touros transformada em Palácio da Cultura

A antiga praça de touros de Luanda – Membro Efetivo da UCCLA -, em Angola, vai ser transformada em Palácio da Cultura. As obras de requalificação do edifício começam no próximo ano, após a conclusão do estudo de viabilidade.

Erguida na década de 1960, a praça de touros de Luanda foi inaugurada a 1 de março de 1964, mesmo sem estar concluída. A abertura do recinto, localizado no distrito urbano da Maianga, teve honras de primeira página nos jornais da época, ao trazer a Angola alguns dos nomes mais sonantes da tauromaquia em Portugal.

Depois da independência, o Ministério da Cultura, com o intuito de aproveitar o recinto, assumiu a gestão da praça de touros, onde passaram a realizar-se, esporadicamente, espetáculos culturais. Alguns deles trouxeram a Angola nomes famosos da música internacional, como foi o caso “do primeiro projeto espetacular denominado Kandando Angola-Brasil, no qual participaram músicos dos dois países, entre os quais Chico Buarque, Djavan, Martinho da Vila, Alcione e muitos outros”, recorda Carlos Vieira Lopes, diretor nacional de Ação Cultural.

Ao longo dos tempos, e por falta de verbas para puder manter e assegurar a utilização do recinto, a praça de touros começou a ficar ao abandono. Assim, o Ministério da Cultura atribuiu a gestão da praça à empresa Organização Kizomba, reservando espaços para a Brigada Jovem de Literatura, o Ballet Nacional e a Associação Provincial do Carnaval, bem como para diversas instituições coletivas.  

No entanto, apesar da ocupação, o espaço apresenta um elevado estado exterior de degradação. Deste modo, o Ministério da Cultura, decidiu requalificar a antiga Praça de Touros de Luanda e transformá-la no futuro Palácio da Cultura.

Projeta-se uma infraestrutura que sirva para todas as atividades culturais, pelo que a sua requalificação vai mais além do edifício e abranger a área circundante, como os acessos, o sistema de saneamento e iluminação, e até mesmo as habitações existentes em redor, prevendo-se a substituição dos atuais casebres por casas melhor estruturadas e serviços de apoio ao Palácio da Cultura.


Mais informações

Publicado em 06-08-2013