Ações de promoção do livro e da leitura na Ilha de Moçambique

Ações de promoção do livro e da leitura na Ilha de Moçambique

Aos sábados, na Biblioteca Municipal da Ilha de Moçambique decorrem ações de promoção do livro e da leitura em programa educativo e cultural da Biblioteca Pública Municipal.
 
Num local, onde a língua de ensino não é a língua materna, é essencial democratizar o acesso e o gosto pelo livro e leitura para melhorarmos a aprendizagem, a oralidade, as literacias, as competências básicas de escrita e leitura. 
 
  
 
Assim decorreu, no dia 14 de maio, o atelier Livro Com o Tempo, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso - vencedor do Prémio Autor SPA 2015/Melhor livro Infanto-juvenil e Menção honrosa na 19.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, DGLAB 2014.
 
Neste espaço de leitura conhecemos o livro e refletimos sobre a passagem do tempo - o que muda em nós e nos outros, no mundo à nossa volta e o que se mantém inalterado. Inventamos outras ideias e novas ilustrações.
 
Com o desafio de investigarmos a passagem do tempo, terá lugar um encontro com as crianças da Ilha de Moçambique para o próximo dia 21 de maio, pelas 9 horas, na Biblioteca Pública Municipal.
 
As ações implicaram a aplicação de estratégias pedagógicas e educativas trabalhadas em formação e a implementação do Projeto Educativo Local entre técnicos de bibliotecas públicas para o desenvolvimento da autonomia, da reflexão e pesquisa em autoformação cooperada. 
 

 
 
Este trabalho está a ser desenvolvido pelos técnicos das bibliotecas públicas do Distrito da Ilha de Moçambique (Município e Educação/SDEJT) em parceira com as escolas do ensino primário no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique a desenvolver com a UCCLA, Eixo Educação. 
 
Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 2 - Urbanismo. Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa o apoio da SDEJT (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano). Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
A 2.ª fase centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
 
 
Publicado em 20-05-2016