Ações de Formação na Ribeira Grande de Santiago
Imagem
Ações de Formação na Ribeira Grande de Santiago
Cabo Verde | Ribeira Grande de Santiago
Publicado em 01-12-2015
Decorreram, de 6 a 16 de novembro, no município de Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde, atividades de três projetos no setor da educação, cultura e valorização do património local - Quero Ler, Museu do Mundo e Educação Pré Escolar - que contam com a parceria da UCCLA.
 
No dia 6 de novembro a delegação da UCCLA e da Sphaera Mundi foi recebida pelo vereador Alcides Monteiro de Pina, responsável pelo Pelouro da Administração Geral e Urbanismo, e pela vereadora Adelaide de Jesus Barreto da Moura, responsável pelo pelouro da Cultura e Turismo, em reunião de planeamento de pormenor da agenda a desenvolver.
 
Neste encontro foi debatido o Programa Quero Ler - da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago e UCCLA em parceria com a Sphaera Mundi e apoiado pela editora Leya - e a importância de uma ação estruturante de promoção do livro, das literacias e da leitura para a aquisição de competências fundamentais de leitura e escrita no ensino público básico, em articulação com a rede de educação pré-escolar. Foi salientada a experiência que a UCCLA tem desenvolvido em diversos municípios de língua portuguesa e o modelo neste domínio a compartilhar no âmbito da CPLP.
 
Os objetivos da ação e as expectativas da formação, as competências pedagógicas a alcançar na sua interligação com os resultados do projeto da Sphaera Mundi - Museu do Mundo e da UCCLA – Educação Pré-escolar foram também neste espaço debatidas, bem como a oportunidade do apoio da editora Leya.
 
Durante a tarde teve lugar uma reunião de trabalho com o vereador Carlos Alberto Lopes, responsável pelo pelouro da Juventude, Ensino e Educação, Desporto e Ação Social, onde foram explicados os objetivos e metodologia da formação no âmbito do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, bem como os principais guiões metodológicos e manuais de trabalho de formação para uma promoção do livro, da oralidade, das literacias e da leitura mais estruturante, em projeto educativo numa parceria entre escolas e bibliotecas públicas.
 
 
Foram desenvolvidas cinco Oficinas de Formação, nomeadamente:
 
1. Oficina Pesquisar, viver e compartilhar histórias e jogos, dia 10 novembro, na Cidade Velha, com a participação do técnico responsável pela Biblioteca Pública Municipal e técnica municipal do Turismo, educadoras de infância, Delegação do Ministério da Educação e Desporto de Ribeira Grande de Santiago (ensino básico), crianças e pais/ encarregados de educação;
 
  
 
  
 
2. Oficina Pesquisar, viver e compartilhar histórias e jogos, dia 11 de novembro, em Pico Leão, com a participação do técnico responsável pela Biblioteca Pública Municipal e técnica municipal do Turismo, educadoras de infância, professores e gestores escolares do ensino básico;
 
 
3. Oficina Biblioteca escolar e projeto cultural e educativo local, dia 12 de novembro, na Cidade Velha, com a participação do técnico responsável pela Biblioteca Pública Municipal e técnica municipal do Turismo, educadoras de infância, coordenadora do Pré-escolar do Ministério da Educação e Desporto. Contou com a visita do Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho;
 
 
4. Oficina Conhecer, escrever e ilustrar histórias de ontem e de hoje, dia 12 de novembro, na Cidade Velha, com a participação do técnico responsável pela Biblioteca Pública Municipal e técnica municipal do Turismo, educadoras de infância e coordenadora do Pré-escolar do Ministério da Educação e Desporto, Maria do Rosário Vaz;
 
 
5. Oficina Pesquisar, viver e compartilhar histórias e jogos, dia 13 de novembro, em Porto Mosquito, com a participação de educadoras de infância, crianças e pais/ encarregados de educação.
 
 
No final das ações de formação, os resultados e comentários foram bastantes positivos. 
 
Nos dias 7, 8, 9, 14 e 15 de novembro decorreram visitas e recolhas documentais, entrevistas, filmagens e registos fotográficos do património material e imaterial em 3 eixos direcionados para a valorização do património e cultura na cidade património da UNESCO - Cidade Velha e turismo do mar e da montanha. Decorreu, ainda, a conceção e organização de materiais documentais para a plataforma web e aplicação a disponibilizar.
 
 
A delegação organizou ainda a apresentação da plataforma e aplicação virtual no dia 12 de novembro, no Centro Cultural de Ribeira Grande de Santiago, com a presença dos responsáveis municipais, comunicação social, participantes das ações de formação e sociedade civil em geral, tendo sido inaugurada uma exposição do trabalho realizado.
 
  
 
Houve ainda oportunidade para a participação, dia 13 de novembro, no seminário de coordenação com cerca de 75 participantes da rede do pré-escolar do município da Praia e de Ribeira Grande de Santiago na Delegação do Ministério da Educação e Desporto da Praia com a presença da responsável pela coordenação no setor, no âmbito do protocolo de cooperação da UCCLA com o Ministério da Educação e Desporto.
 
  
 
No dia 16 de novembro decorreu a reunião de avaliação com o presidente do Município, Manuel de Pina, e os vereadores Alcides Monteiro de Pina e Adelaide de Jesus Barreto da Moura.
 
As parcerias estabelecidas com o município visaram a formação e uma resposta operacional e estratégica no domínio da promoção do património local e do livro e da leitura, serviços públicos de qualidade essenciais na valorização das histórias, patrimónios e ofícios locais em setores estruturantes para o desenvolvimento sustentável.