Ação local de continuidade em Porto Mosquito
Imagem
Ação local de continuidade em Porto Mosquito

No âmbito do projeto Nosso Património, Nossa Riqueza, os grupos de ação local das áreas do Ambiente, Cultura e Trabalho elegeram, no dia 24 de maio, as coordenadoras executivas locais e aprovaram um programa anual de ação, reforçando a sustentabilidade do projeto no território e promovendo uma comunidade mais atenta, participativa e ativa.

A marca Porto Mosquito, que articula a promoção do território com o artesanato local, a animação cultural e o empreendedorismo, reuniu diferentes grupos numa programação cultural que valoriza o território e afirma uma visão de continuidade e consolidação na vida da comunidade. A iniciativa pretendeu promover o desenvolvimento local, a cidadania e a coesão social, combater o isolamento, atrair visitantes, dinamizar a economia local e valorizar a identidade e o património imaterial, ambiental e cultural ligado ao mar.

A ação contou com o envolvimento ativo da Associação de Armadores, Pescadores e Peixeiras de Porto Mosquito e do Agrupamento n.º 1 de Escolas de Porto Mosquito, reforçando o compromisso das entidades locais com a continuidade do projeto.


A iniciativa decorreu no espaço do projeto Nosso Património, Nossa Riqueza (Porto Mosquito, 2024-2026), implementado pela URB-África - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento Urbano e a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, com o financiamento do Camões, I.P., em parceria com a Associação Lantuna, Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago e Embaixada de Cabo Verde em Portugal/Centro Cultural de Cabo Verde.


ODS 8, 11, 12 e 17
(Trabalho digno e crescimento económico; Cidades e comunidades sustentáveis; Produção e consumo responsáveis e Parcerias e meios de implementação)