Uma escola privada de língua portuguesa vai ser inaugurada em Díli (Membro Efetivo da UCCLA), Timor-Leste, com o objetivo de melhorar o sistema educativo.
A Escola da Criança Fernando Sylvan, localizada próximo da Praia dos Coqueiros, na zona ocidental da capital timorense, vai acolher 110 alunos.
A nova escola já conta com três professores contratados em Portugal, um berçário, sala de reuniões, refeitório e outras salas que vão acolher, numa primeira fase, os alunos do pré-escolar e dos primeiros dois anos do 1.º ciclo.
António da Conceição, ministro da Educação, referiu que “os timorenses estão sempre à procura do melhor para os seus filhos e com esta escola está-se a responder também aos interesses da população”.
A Escola Portuguesa Ruy Cinatti, em Díli, já está nos seus limites, com mais de 900 alunos e longas listas de espera de centenas de famílias e as restantes escolas privadas do país apenas oferecem currículos em língua inglesa.
"Existe uma necessidade muito grande aqui em Timor-Leste. O português é língua oficial de Timor e a maior parte das crianças ainda não falam português. Por isso tentamos oferecer com currículo português, com professores portugueses, uma alternativa às outras escolas" concluiu.