ccoceanos
Portugal

Palestra do Centro de Comunicação dos Oceanos

Qui, 14/02/2019 - 18:00 a Qui, 14/02/2019 - 18:00
 
No âmbito do ciclo de Palestras do Centro de Comunicação dos Oceanos, vai decorrer no dia 14 de fevereiro, às 18 horas, a palestra subordinada ao tema "Tecnologia, investigação e a ameaça CO2 nos Oceanos", nas instalações da UCCLA e Casa da América Latina. Esta iniciativa contará com as intervenções de personalidades ligadas à ciência e à biodiversidade. 
 
Oradores:
- Vanda Brotas - Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
- Paulo Catry - Investigador doutorado do ISPA e membro do Grupo de Investigação de Sistemas Costeiros e Oceano, na área da Biodiversidade e Funcionamento dos Ecossistemas;
- Ana Faria - Licenciada em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve.
 
 
 
 
 
No dia 28 de fevereiro, às 18 horas, haverá uma 2.ª palestra, nas mesmas instalações, cujo tema em análise será “Tecnologia a serviço do conhecimento dos Oceanos”
 
Oradores:
- Jorge Freire e José Bettencourt, investigador do CHAM - Centro de Humanidades e membro do projeto ProCASC da Câmara Municipal de Cascais.
Tema: A descoberta da Nau da Índia - Bugio 
- Elvira Fortunato - Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa. Cientista, investigadora e professora catedrática. Especialista pioneira mundial na eletrónica de papel, nomeadamente transístores, descoberta feita pela equipa de investigação do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT)
Tema: A eletrónica de papel no futuro dos Oceanos
- Marco Alves - PhD, Coordenador da Área de Modelação Numérica e um dos investigadores da equipa multidisciplinar da WavEC, empresa especializada em soluções na área das energias renováveis marinhas, aquacultura offshore e engenharia dos oceanos.
Tema: A energia das ondas do mar
 
 
O Centro de Comunicação dos Oceanos (CCOceanos) - idealizado e organizado pela jornalista náutica Brasileira/Portuguesa Nysse Arruda - é uma iniciativa que visa divulgar e partilhar informação atualizada sobre a variadíssima temática sobre os Oceanos, interligando todos os países de Língua Portuguesa, tornando Portugal num polo de informação acerca dos Oceanos. 
 
A partir de ciclos trimestrais de palestras LiveStream e presenciais, proferidas por personalidades nacionais e internacionais, sediadas em locais emblemáticos de Lisboa e outras cidades do país. 
 
As primeiras palestras CCOceanos 2019 terão lugar em Lisboa no auditório da UCCLA e da Casa da América Latina, nos dias 14 e 28 de fevereiro, das 18 às 19h30, e contam com o apoio da Fundação Vodafone.
 
Os vídeos das 10 palestras CCOceanos 2018 - que reuniram 37 oradores das mais diversas áreas do saber - estão disponíveis no canal YouTube - CCOceanos Palestras. 
 
Nysse Arruda: 
Nysse Arruda é jornalista especializada em náutica há mais de 20 anos em Portugal, tendo sido colaboradora dos jornais Público, Diário de Notícias e Expresso e de diversas outras publicações brasileiras e portuguesas. Foi agraciada com o Prémio Femina 2016 pela Divulgação da Cultura de Matriz Portuguesa.
Autora e CEO do primeiro website sobre desporto à vela em Português – www.nyssearrudasailing.com – entre 2010 e 2013. É também autora de diversos livros sobre o tema publicados no Brasil e em Portugal: Whitbread Race 1989-90; Mar à vista, A Portugal Telecom e a Vela; ISAF Sailing World Championships Cascais 2007; America's Cup World Series-Cascais 2010; Volvo Ocean Race 2011-2012; Viagem Impossível… Mirpuri Foundation; além de uma obra dedicada à capital portuguesa - A Beleza de Lisboa-Eléctrico 28, uma viagem na História, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 2010. 
Foi repórter especial na Expedição Antárctica Brasileira, a bordo do navio polar Barão de Teffé, da Marinha Brasileira, e na Grand Regatta Columbus 1992, a bordo do Tall Ship polaco Dar Mlodziezy. 
 
 
 
Morada:
Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 - Belém
Comboio: Estação de Belém
Elétrico: 15E - Altinho 
Coordenadas GPS: 38°41’46.9?N 9°11’52.4?W 
 
 
Publicado em 06-02-2019