Apresentação do livro "As Minhas Elucubrações" de Mário d’Almeida Kasesa na UCCLA
Imagem
Apresentação do livro "As Minhas Elucubrações" de Mário d’Almeida Kasesa na UCCLA
Publicado em 11-08-2023

Relatos, na primeira pessoa, da jornada de vida, das experiências, dos desafios, das conquistas, das lutas em que foi protagonista é o que nos traz Mário Afonso d’Almeida “Kasesa” na sua obra "As Minhas Elucubrações", que será apresentada no auditório da UCCLA, no dia 8 de setembro, às 18 horas.

Um livro que é o resultado da compilação de textos sobre diversos temas e que foram publicados no Novo Jornal, e que tem a chancela da Whereangola Editora.

A apresentação do livro será transmitida em direto através da página do Facebook da UCCLA em https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa

 

Sinopse:

As Minhas Elucubrações foram escritas com muito prazer espelhando a vida rica, variada e variegada do autor. Os textos, que relatam lugares, acontecimentos e pessoas, vivas ou falecidas, foram escritos em diferentes cidades - Luanda (Angola), Acra (Gana), Londres (Reino Unido) e Lisboa (Portugal). Alguns escritos são pedaços da vida testemunhada e vivida por Kasesa. Enfim, de tudo um pouco: “(…) amalgamado, como digo acima, escrito acintosamente, como aprendi nos bancos de escola nas aulas de português do antigamente, e lendo clássicos da leitura camoniana; não como vemos e lemos hoje, nas publicações e traduções literárias, nos media, na net e nas televisões”.
 

Biografia:

Mário Afonso d’Almeida Kasesa nasceu na Gabela a 6 de setembro de 1931. Fez a instrução primária e a liceal em Luanda. Licenciou-se em Medicina na Faculdade de medicina da Universidade de Lisboa e graduou-se em Saúde Pública em Portugal, de onde saiu em 1961 para integrar as feiras da Luta de Libertação contra o colonialismo.
Ao longo da sua vida, o autor exerceu as funções de médico assistente no Centro Hospitalar e Universitário de Alger, na Argélia, onde foi autor e coautor de diversas publicações científicas. Foi clínico e responsável no Hospital Militar Central, Chefe dos Serviços de Assistência Médica (SAM); Chefe Adjunto da Logística das Forças Armadas com o posto de Major, Tenente-Coronel, Coronel, posterior e sucessivamente graduado a Major-General e Tenente-Coronel. Foi o primeiro Ministro da Saúde no pós-independência.
Fez parte da OMS (Organização Mundial da Saúde), integrando os quadros da Organização como quadro sénior; membro e presidente do Conselho Científico e representante residente da Organização no Congo Brazzaville.
No final dos anos 90 decidiu tornar-se escrevente, começando a publicar artigos sobre diversos temas no Novo Jornal.
As Minhas Elucubrações é o resultado da compilação desses artigos e outros textos, escritos ao longo dos anos.