O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, o presidente da Comissão Executiva da UCCLA e presidente da Câmara da Praia (Cabo Verde), Ulisses Correia, acompanhados pelo Embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Teixeira, e pelo Cônsul da Guiné-Bissau na Praia, Cândido Barbosa, procederam, dia 4 de dezembro, à inauguração da ligação domiciliária de água em 3 dos 11 bairros beneficiados por um projeto apoiado pela União Europeia.
 
 
Atendendo a que o Programa "Repórter África" (do dia 4 de dezembro) está completo, a reportagem das ligações domiciliárias de água, na cidade da Praia, apenas começa aos 21 minutos e a mesma poderá ser visualizada aqui.
 
 
 
Um total de 700 famílias dos bairros de Achada Grande Frente, Lém Ferreira e Várzea, puderam assim concretizar um sonho de anos, numa ação concertada entre a UCCLA e a autarquia da Praia, permitindo, deste modo, a resolução dos problemas de saneamento que se faziam sentir naqueles bairros de Cabo Verde. 
 
O projeto “Reforço das Capacidades das Autoridades Locais na Melhoria das Condições Sanitárias das Cidades da Praia e Bissau” - que abrangerá cerca de 8.500 cidadãos mais carenciados, implicando 1600 ligações domiciliárias - é extensivo a Bissau, no que respeita à limpeza da cidade e à sua sensibilização, que envolveu também o envio do equipamento adequado e formação de 42 jovens de 3 bairros de Bissau – Hafia, Penha Brá e Plack 1.
 
O projeto tem merecido altos elogios por parte das autoridades locais, pela ação desempenhada pela UCCLA em cooperação com a Câmara Municipal da Praia. 
 
Projeto, no montante de 1.350.000 euros e financiado pela União Europeia, visa contribuir para a melhoria das condições de saneamento do meio (abastecimento de água e esgotos na Praia e resíduos sólidos em Bissau), incrementando o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades beneficiárias ao nível de bairros.