Miguel Anacoreta Correia

A UCCLA engloba hoje 29 cidades e algumas dezenas de empresas, mas o seu actual universo de 30 milhões de pessoas poderá em breve ser alargado perante a perspectiva de novas e importantes adesões, já em adiantada preparação.

A UCCLA foi em larga medida precursora nas relações inter-municipais no vasto e pluricontinental espaço lusófono e, nesse sentido, constituiu um estímulo gerador da grande realidade emergente que é a CPLP.

A mundivivência globalizada dos nossos dias, tornou imperativo que a UCCLA se empenhasse em dar mais e melhor qualidade ao diálogo com os lusófonos de todo o mundo, disponibilizando, em tempo real, uma informação sobre a actualidade dos nossos oito países, mas especialmente de tudo o que de mais relevante se passar nas cidades que integram ou venham a integrar a UCCLA.

É, assim, com grande satisfação que contamos, a partir de agora, com um Site renovado, ponto essencial de partida para a concretização de outras metas de comunicação que estamos a desenvolver, com o objectivo de tornar mais útil e conhecida esta União das Cidades Capitais dos Países de Língua Portuguesa.


Breve Biografia

Miguel Anacoreta Correia nasceu em Moçambique, no dia 1 de Janeiro de 1954.
A sua formação de base é Engenharia Civil, tendo-se especializado no sector dos Transportes.
Foi deputado e Secretário de Estado dos Transportes no VI Governo Constitucional (Governo de Sá Carneiro), assim como Secretário de Estado da Defesa Nacional no VII Governo Constitucional. Assumiu ainda as funções de Vice-Presidente do CDS.
Foi Alto Funcionário da União Europeia, no quadro das relações com os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e Director para a América Latina.
É actualmente Conselheiro de Estado, por designação do Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, e consultor na área de Transportes, tendo também assumido o cargo de Secretário Geral da UCCLA, desde Março de 2009.