Segundo dia do Encontro de Escritores

Segundo dia do Encontro de Escritores

Literatura e Juventude foi o tema inicial do segundo dia do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que está a decorrer na Universidade de Cabo Verde, cidade da Praia, até ao dia 21 de abril.
 
Com moderação de José Carlos Vasconcelos, a mesa foi constituída pela cabo-verdiana Natacha Magalhães, a portuguesa Inês Barata Raposo, o angolano David Capelenguela. Na segunda parte do painel, juntou-se Olinda Beja, de São Tomé e Príncipe.
 
VIII EELP-2 dia-Literatura e Juventude_0758  VIII EELP-2 dia-Literatura e Juventude_6205
 
Com publicações em literatura infanto-juvenil, Natacha Magalhães abordou o tema “Nós, a cidade e a emergência de uma juventude cidadã e crítica”.
 
O jornalista angolano David Capelenguela discorreu sobre o tema “PASTOESIA - Canções para o tempo de pasto e festas de puberdade”
Vencedora do prémio Branquinho da Fonseca, Inês Barata Raposo falou-nos de “Uma aldeia, uma infância e uma história entram numa página”.
 
“O deslumbramento da urbe nos jovens artífices da palavra” foi a abordagem da são-tomense Olinda Beja.
 
De seguida teve lugar um debate em torno do tema em análise.
 
 
 
Da parte da tarde, o tema “Literatura e Criatividade” deu voz aos portugueses Filipa Melo e José Carlos Vasconcelos, numa mesa moderada por Vera Duarte, de Cabo Verde. A segunda mesa foi constituída por Leão Lopes, de Cabo Verde, e Weimin Zhang, da China.
 
VIII EELP-2 dia-Literatura e Criatividade-0324_
 
“Eu sou um Outro” foi a intervenção da crítica literária e jornalista Filipa Melo.
 
O escritor e poeta José Carlos Vasconcelos abordou “Os poetas na cidade”.
 
 
VIII EELP-2 dia-Literatura e Criatividade-0327
 
Com uma intensa atividade na área da literatura, artes plásticas, design e cinema, Leão Lopes abordou a “Literatura e Cinema: Intercomunicabilidade quase virgem, no caso cabo-verdiano”.
 
O tradutor Weimin Zhang discorreu sobre os “Desafios da tradução da poesia clássica portuguesa para Chinês: o caso de Camões e de Fernando Pessoa”.
 
 
 
Publicado em 20-04-2018