Segunda volta das eleições intercalares em Nampula

Segunda volta das eleições intercalares em Nampula

A cidade moçambicana de Nampula (Membro Observador da UCCLA) vai novamente às urnas a 14 de março para escolher o presidente da autarquia. Na primeira volta das eleições intercalares, no dia 24 de janeiro, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) ficaram quase empatadas, com a FRELIMO em ligeira vantagem. Mas o escrutínio ficou marcado pela elevada taxa de abstenção.
 
Nesta segunda volta concorrem dois candidatos: Amisse Cololo, da FRELIMO, e Paulo Vahanle, da RENAMO.
 
Cololo conseguiu 44,5% dos votos na primeira volta e a FRELIMO está confiante na vitória. "Continuaremos a pedir o voto à população de Nampula, porque sentimos que ela está com o nosso candidato", disse Caifadine Manasse, porta-voz do partido no poder em Moçambique. "Por força da lei, não vencemos na eleição passada, mas continuaremos serenos e vamos vencer nesta segunda volta. Amisse Cololo é o candidato ideal para dar continuidade aos trabalhos para o melhoramento daquilo que são os anseios da população da cidade de Nampula."
 
André Majibiri, mandatário nacional da RENAMO, faz, entretanto, um apelo aos eleitores para irem às urnas votar: "Neste momento, os colegas estão a trabalhar afincadamente por forma a melhorarmos os nossos resultados e não só. Estamos a passar a mensagem ao eleitorado que não se fez presente no dia 24 de janeiro a ir as urnas e venceremos as eleições."
 
Por causa da segunda volta das intercalares a 14 de março, o Conselho de Ministros de Moçambique marcou o início do recenseamento para as eleições municipais, de outubro, para o dia 14 até 19 de maio.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 20-02-2018