Projeto de apoio ao desenvolvimento da Região de Biombo

Projeto de apoio ao desenvolvimento da Região de Biombo

Decorreu no dia 10 de janeiro, no Salão Nobre do Município de Oeiras, a cerimónia de assinatura de um protocolo tripartido, de suporte à execução do projeto “Biombo, Agir!”, entre a UrbÁfrica (ONGD associada à UCCLA), o Município de Oeiras e o Governo Regional de Biombo, na Guiné-Bissau.
 
    
 
Trata-se de um projeto no âmbito do reforço da governação local e da prestação de serviços às populações, subvencionado pela União Europeia, com a duração de 30 meses. Visa contribuir para a coesão social e promoção da boa governação na Região de Biombo, reforçando as capacidades da autoridade local, o diálogo e a cooperação com os atores não estatais com vista à adoção de planos locais de desenvolvimento, envolvendo as autoridades regionais, organizações da sociedade civil, outros atores não estatais, líderes comunitários, chefes, representantes tradicionais e a população em geral.
 
    
 
O projeto, cuja execução foi adiada em 2017 atendendo a questões de natureza conjuntural inerentes à Guiné-Bissau, prevê-se ter início a muito breve prazo.
 
O protocolo foi assinado pelo Secretário-Geral da UCCLA na qualidade de presidente do Conselho Diretivo da UrbÁfrica, Vítor Ramalho, pelo Município de Oeiras o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Afonso Morais, e o Governador Regional de Biombo, Bobo Gomes Cá. O evento contou com a presença do Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Helder Vaz.
 
  
 
Na ocasião, Vitor Ramalho salientou a relevância deste acordo uma vez que se trata de “um país irmão, numa região que é carenciada, cujas respostas, em termos da capacitação, de organização, de boa governabilidade justificam” este ato.
 
 
De referir que este acordo decorre da relação existente entre Oeiras e Quinhamel (Região de Biombo), desde a assinatura do Acordo de Geminação em 2001.
 
 
 
Créditos: Fotos cedidas pela Câmara Municipal de Oeiras - Carlos Santos
Publicado em 10-01-2018