Nova ponte em Oecusse

Nova ponte em Oecusse

Foi inaugurada na zona ocidental do enclave timorense de Oecusse (Membro Efetivo da UCCLA), em Timor-Leste, a Ponte de Noefefan que atravessa a ribeira de Tono, permitindo que a população não fique isolada em época de chuvas.
 
Considerado já um dos projetos mais emblemáticos do programa de desenvolvimento da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno a ponte, de 360 metros de comprimento, 20 metros de altura e com três arcos, vai permitir a mais de 3.600 famílias residentes na parte ocidental do enclave ter acesso à capital e aos seus serviços, incluindo acesso a escolas e ao Hospital de Referência, enquanto o Estado passa a ter mais acesso para o desenvolvimento de outros serviços nessas zonas, incluindo eletricidade e água e saneamento, destacam as autoridades da região.
 
Para o chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, além do isolamento, o enclave sofria outros problemas, inclusive naturais, que "entravavam o desenvolvimento" como é o caso de "chuvas abundantes que provocavam cheias que separavam as populações".
 
No intuito de corrigir estes problemas, disse, o Governo apostou no fortalecimento das ligações com o enclave, o que implicou investir no primeiro avião timorense, num navio - recentemente lançado em Portugal - e na nova ponte.
 
"Para quebrar o isolamento de Oecusse apostamos nos meios de transporte, garantindo rapidez e mobilidade. A mobilidade é uma condição sine qua non de cidadania. Modernizar Oecusse reforçando a cidadania era investir na mobilidade", disse.
 
"A ribeira de Tono, outrora, isolava populações. Mas, a partir de hoje, graças a esta ponte, passa a ser um elo de ligação entre as populações. A ponte Noefefan, sólida e elegante, quebrou para sempre o isolamento das populações, que sofreram décadas de isolamento durante a época de chuvas", disse Lu-Olo.
 
O Presidente da República recordou que a ponte se insere num projeto mais amplo que representa "uma nova filosofia" e um "novo modelo de desenvolvimento" que apostou na criação de uma Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) onde têm vindo a ser construídas várias infraestruturas básicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 12-06-2017