Livro “De Todos se Faz um País” de Óscar Monteiro

Livro “De Todos se Faz um País” de Óscar Monteiro

A UCCLA não poderia deixar de assinalar o livro “De Todos se Faz um País” de Óscar Monteiro, um histórico do processo de independência de Moçambique, humanista e uma figura de cidadania construída ao longo de décadas e em várias geografias.
 
O livro revela o seu testemunho sobre o processo que conduziu à luta pela afirmação de Moçambique como nação, país no qual viveu a maior parte da sua infância e adolescência, sem esquecer os tempos que passou em Portugal, Espanha, França e Argélia.
 
Nesta obra, que consiste essencialmente em memórias do autor sobre uma era peculiar na busca da liberdade e de um rumo para o país, Monteiro aborda ainda a sua colaboração – e a da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), movimento em que militou ativamente – na busca da liberdade também para outros países, como África do Sul e a Namíbia.
 
O escritor angolano Manuel Rui, no prefácio do livro diz “não tratar-se apenas de um livro de memórias, mas, acima de tudo é um precioso registo de emoções de reciprocidade humanista que envolve a intencionalidade de um processo de libertação do colonialismo”.
 
O livro foi apresentado em 2012, em Maputo (Moçambique), em 2013, na Praia (Cabo Verde), Lisboa e Coimbra (Portugal), e em 2015, em Luanda (Angola).
 
A editora do livro é a Campo da Comunicação.
 
 
 
 
 
Óscar Monteiro nasceu em Maputo, Moçambique, em 1941. Filho de pais goeses foi levado pelos contornos do colonialismo a uma consciência nacionalista ativa. Estudou Direito em Portugal e agiu pela FRELIMO na clandestinidade. Representou o movimento na Argélia, participou nas negociações dos Acordos de Lusaka e integrou o Governo de transição em Moçambique.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 25-08-2017