Inauguração da exposição sobre a Casa dos Estudantes do Império na cidade do Porto

Inauguração da exposição sobre a Casa dos Estudantes do Império na cidade do Porto

No âmbito da Assembleia Geral da UCCLA, foi inaugurada, dia 31 de maio, a exposição "Casa dos Estudantes do Império, 1944-1965. Farol da Liberdade", no átrio dos Paços do Concelho do Porto.
 
A inauguração contou com a presença de diversas personalidades como o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o presidente da Assembleia Geral da UCCLA e presidente da Comissão Administrativa de Luanda, General Higino Carneiro, o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, assim como de todos os membros que compõem a UCCLA.
 
A inauguração foi conduzida por Vitor Ramalho que explicou os diferentes painéis, assim como alguns dos momentos retratados pelas imagens e personalidades que viveram na Casa.
 
    
    
 
Esta exposição pretende dar a conhecer um pouco melhor da história e da realidade vivida pelos estudantes universitários das ex-colónias portuguesas que frequentaram a Casa dos Estudantes do Império. É uma mostra documental, com fotografias, documentos oficiais, etc, cedidos ou disponibilizados pelos associados e por algumas instituições. 
 
A exposição poderá ser visitada até ao dia 12 de junho, de segunda a sexta feira, das 9 às 17 horas.
 
  
 
A exposição já esteve patente nas cidades de Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique), Praia (Cabo Verde) e Mindelo (Cabo Verde). A exposição vai estar, também, patente na cidade da Beira, em Moçambique, de 9 a 30 de junho.
 
De realçar que esta exposição enquadra-se na homenagem que a UCCLA tem vindo a promover, desde outubro de 2014, aos antigos estudantes da CEI.
 
 
 
Publicado em 31-05-2016