Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique
No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, decorreu, no dia 31 de maio, um encontro na área do urbanismo para análise da organização dos bairros, relativamente ao cadastro de imóveis, terrenos baldios e quarteirões. Este encontro, que teve lugar no salão nobre do conselho municipal, contou com a participação do técnico da UCCLA, Carlos Brito, do técnico do conselho municipal na área de Urbanização e Cadastro, Abdala Tajuite, e de líderes comunitários do Município da Ilha de Moçambique.
 
Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_084935  Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_085444  Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_090225
Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_090307  Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_090337  Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_093146
 
O conselho municipal tem vindo a trabalhar, desde o ano passado, no setor técnico de cadastro, com formação em GPS. O técnico Carlos Brito já fez a monitorização no Bairro de Quirah. Os técnicos da urbanização têm vindo a fazer registos das casas e talhões, nos bairros do município com a ajuda da UCCLA, com vista à sua identificação, assim como dos proprietários e todos os dados necessários para garantir o controlo aos secretários destes bairros e pelo conselho municipal.
 
A organização territorial dos bairros permitirá uma melhoria na relação e participação dos munícipes com o município, contribuindo para a ajuda na tomada de decisões políticas de uma forma mais rápida e mais eficaz.
 
Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_093822  Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_093836  Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_093852
Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_093915  Encontro técnico de urbanismo na Ilha de Moçambique_103840
 
Até agora já foram feitos trabalhos em todos os bairros na cidade de Macuti. Serão também feitos trabalhos no bairro Litini (do Macuti), Bairro Museu (da Cidade de pedra e cal) e zona continental.
 
Neste encontro, o técnico Abdala Tajuite demonstrou aos secretários dos bairros como se faz os registos dos mesmos, pelos técnicos do conselho municipal.
 
No âmbito deste trabalho, o conselho municipal vai fornecer, aos líderes, listas dos bairros, assim como formação, de modo a poderem colaborar nesta área. A ideia é identificar as casas nos seus bairros e quarteirões para que todas as instituições governamentais e não-governamentais, líderes comunitários e a sociedade civil possam contribuir em prol da cidade.
 
 
Estas atividades decorrem no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 2 - Urbanismo. Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo e Câmara Municipal de Lisboa. Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
 
 
 
Publicado em 31-05-2018