Encerramento do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Encerramento do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

No último dia do encontro, dia 21 de abril, falou-se de “Literatura e Cidadania” com as intervenções de Hermínia Curado (Cabo Verde), Judite Nascimento (Cabo Verde), Fátima Fernandes (Cabo Verde), Luís Costa (Timor-Leste), Joaquim Arena (Cabo Verde), Manuel Brito Semedo (Cabo Verde), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Concha Rousia (Galiza) e Jorge Carlos Fonseca (Cabo Verde) - o painel foi moderado por Mário Silva, administrador da Livraria Pedro Cardoso na cidade da Praia.
 
Com uma vasta experiência em diversas áreas da cidadania, Hermínia Curado Ferreira abordou o tema de “O Primeiro e o Efémero Liceu da Praia”. Leia aqui a intervenção de Herminia Curado
 
“Desenvolvimento Urbano e Literatura” foi o tema analisado, a quatro mãos, pelas cabo-verdianas Judite Nascimento e Fátima Fernandes. A relação entre a poesia e a cidade, numa proximidade em que é “possível perceber que as cidades, nos seus vários momentos, nas suas trajetórias e na sua própria história (história em termos de desenvolvimento urbano), são altamente inspiradoras dos escritores”, acrescentando que a “cidade é um espaço fundamental e interessante de se observar nas suas várias etapas de desenvolvimento”.
 
VIII EELP-3 dia-Literatura e Cidadania_0812  VIII EELP-3 dia-Literatura e Cidadania_0840
 
O escritor timorense Luís Costa abordou o tema “Díli: Cidade, Cultura e Literatura” onde deu a conhecer a realidade cultural da cidade de Díli e de Timor-Leste, que tem 15 grupos étnicos diferentes com a “sua própria cultura e realidade social”.   
 
Para Joaquim Arena, conselheiro para a cultura e comunicação do Presidente da República de Cabo Verde, que abordou o tema “A Literatura e as Cidades, os Fundamentos da Psicogeografia”, definiu a psicogeografia como sendo a mistura dos conceitos de psicologia e de geografia na lógica da relação das cidades com as pessoas e sobretudo com os escritores. 
 
 
Na segunda parte do tema, Manuel Brito Semedo discorreu sobre “António Nunes, o Poeta do Quotidiano Crioulo” 
 
Com a intervenção “Entre a voz cantada dos assalariados/indígenas e a rebeldia juvenil”, Tony Tcheka falou de uma Guiné que continua “adiada” onde o “Estado não investe nem patrocina” a edição de obras.
 
A psicoterapeuta e escritora Concha Rousia falou da “Mudança de Narrativa Linguística na Galiza” - Leia aqui a intervenção de Concha Rousia.
 
VIII EELP-3 dia-Literatura e Cidadania_0849  VIII EELP-3 dia-Literatura e Cidadania_0860
 
Na qualidade de escritor, Jorge Carlos Fonseca abordou o tema do painel “Literatura e Cidadania” dando conta dos baixos índices de leitura em Cabo Verde, que implicam uma “cidadania mais débil” - Leia aqui a sua intervençãoJorge Carlos Fonseca leu o poema da sua autoria de homenagem “À Cidade da Praia”.
 
 

Ouça aqui o debate sobre o painel “Literatura e Cidadania”

 

VIII EELP-3 dia-Literatura e Cidadania_0867  VIII EELP-3 dia-Literatura e Cidadania_6449

 

O encerramento do VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa contou com as intervenções de Fernando Elísio Freire de Andrade, Ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e do Desporto, Óscar Santos, presidente da Câmara Municipal da Praia, e Vitor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA.

VIII EELP-3 dia-Encerramento_0334

 

O coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido, leu o comunicado final do encontro, que poderá visualizar aqui

Ouça aqui as intervenções do encerramento

 

Decorreram atividades complementares ao encontro, a saber:

- Mostra/Feira do livro na Universidade de Cabo Verde, de 19 a 21 de abril

VIII EELP_Mostra de livros_6412  VIII EELP_Mostra de livros_6413  VIII EELP_Mostra de livros_6415

- Exposição “Praia e Literatura” na Universidade de Cabo Verde, de 19 a 21 de abril

VIII EELP_Exposicao_6430  VIII EELP_Exposicao_6431  VIII EELP_Exposicao_6428

 

No dia 21 de abril teve lugar uma visita à Cidade Velha, a 15 km da cidade da Praia, onde os escritores presentes poderam conhecer um pouco melhor este Património Mundial da Humanidade, classificado pela UNESCO, a 10 de maio de 2009.

 

No final do dia, o Chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, recebeu toda a comitiva do VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, na sua residência oficial.

 

O dia 22 de abril ficou marcado pela visita à cidade da Assomada, à casa onde viveu Amilcar Cabral e ao Campo de Concentração do Tarrafal.

 

 

Publicado em 22-04-2018