Elevador do Arco da Rua Augusta inaugurado este mês

Elevador do Arco da Rua Augusta inaugurado este mês

A restauração do Arco da Rua Augusta, no Terreiro do Paço, em Lisboa, Portugal, vai dar origem a um elevador, onde se vai situar um novo miradouro sobre a cidade. A inauguração está prevista para dia 9 de agosto.

A viagem no elevador, que dá acesso a um novo miradouro, vai ser paga, ainda sem valores definidos. O elevador será um novo polo de atração turística importante, com acesso a um amplo terraço, onde poderá ter um miradouro privilegiado de Lisboa.

Em obras há vários meses, aquele elevador é também consequência do "acordo global" entre a câmara de Lisboa e o Governo. Neste acordo foi também decidido reafetar ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) as duas salas da ala norte do Terreiro do Paço, que foram afetas à Câmara de Lisboa com a extinção da Cidade Frente Tejo (projeto de reabilitação urbana do Terreiro do Paço). Em contrapartida, foi cedido ao município, por 50 anos, o espaço necessário à instalação e à exploração do elevador de acesso ao Arco da Rua Augusta, que será "um novo polo de atração turística muito importante" para a cidade, segundo o presidente da autarquia António Costa.


Mais informações

 

Informação adicional:


A construção do arco da Rua Augusta foi iniciada em 1775, após o terramoto, mas esta primeira versão viria a ser demolida em 1777, após o início do reinado de D. Maria I e a demissão do Marquês de Pombal. Em 1873, recomeçou a edificação do arco segundo o projeto do Arqt.º Veríssimo José da Costa, que remonta a 1843/44, tendo ficado as obras concluídas em 1875.

O texto inscrito no topo do arco remete-nos aos Descobrimentos Portugueses e à descoberta de novos povos e culturas. VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.


 

Publicado em 02-08-2013