Contadores de histórias da Ilha de Moçambique

Contadores de histórias da Ilha de Moçambique

Em narração colectiva, os contadores de histórias da Ilha de Moçambique promovem o gosto pelo livro e pela leitura, as tradições locais em encontros Poka Pokani, o estímulo intelectual na construção social da criança e das suas aprendizagens. 
 
Organizam rodas de leitura todas as quartas-feiras, pelas 10h30, na Biblioteca Pública Municipal da Ilha de Moçambique e todos os sábados pelas 9 horas, na Biblioteca Pública Distrital da Ilha de Moçambique.
 
A cidade da Ilha de Moçambique comemora este ano 200 anos, com muitas histórias para contar, na biblioteca, mas também na escola, na rua, na praça e no bairro.
 
São encontros para descobrir ideias, impulsionando a autonomia do pensamento, o valor da participação, a consciência ética e estética, a expressão criativa, a atenção, a observação, a dúvida e a imaginação.
 
Servem para nos relacionarmos com livros, apreciando a sua qualidade literária e estética, no jogo comunitário da narração. Para despertar o gosto pela fruição do livro. Para conhecer os muitos trilhos do livro e da leitura, criar uma história como quem “cria um mundo” e estimular as representações da criança.
 
A acção decorre no espaço do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, 2.ª fase, Componente 1, Eixo Educação, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP, desenvolvido pela UCCLA em parceria com o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique e Conselho Municipal de Maputo.
 

Veja aqui o video dos Contadores de Histórias da Ilha de Moçambique

 

Publicado em 13-04-2018