"Artes Mirabilis - Coletiva de Artistas Plásticos Angolanos" na UCCLA

"Artes Mirabilis - Coletiva de Artistas Plásticos Angolanos" na UCCLA

Numa viagem pela arte e pela cultura angolana, foi inaugurada a exposição “Artes Mirabilis - Coletiva de Artistas Plásticos Angolanos", na UCCLA, no dia 7 de fevereiro. Estiveram presentes o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, Ministra da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira, Ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe de Castro Mendes, Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, presidente da Comissão de Cultura da Assembleia da República, Edite Estrela, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, e Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho.
 
inauguracao_expo_artes_mirabilis_5318  inauguracao_expo_artes_mirabilis_5315  Inauguracao Expo Artes Mirabilis_5296
inauguracao_expo_artes_mirabilis_5336  Inauguracao Expo Artes Mirabilis_5345  Inauguracao Expo Artes Mirabilis_5362
Inauguracao Expo Artes Mirabilis_7730 Inauguracao Expo Artes Mirabilis_7810  Inauguracao Expo Artes Mirabilis_5381
 
É a primeira exposição que a UCCLA inaugura em 2018, homenageando a cultura angolana no início da abertura de um novo ciclo político, económico e social, com os olhos postos no futuro e na entreajuda dos povos de língua oficial portuguesa e nestes, naturalmente, do povo português.
 
A mostra tem como curador o artista plástico angolano Lino Damião e reúne mais de 55 artistas plásticos angolanos e 20 esculturas de grande valor etnográfico. A exposição tem o apoio de algumas instituições, entre elas a Fundação Berardo, e tem como objetivo divulgar a cultura de Angola, do passado ao presente, assinalando duas datas fundamentais: 4 de Fevereiro (dia do início da Luta Armada pela Independência) e o 4 de Abril (Dia da Paz).
 
Inauguracao Expo Artes Mirabilis_5393  Inauguracao Expo Artes Mirabilis_5405  Inauguracao Expo Artes Mirabilis_7898
inauguracao_expo_artes_mirabilis_185110  Inauguracao expo Artes Mirabilis_185208
 
 
O Secretário-Geral da UCCLA ofereceu à Ministra da Cultura de Angola um quadro da sua autoria denominado “O homem das castanhas”. Carolina Cerqueira ofereceu a Vitor Ramalho uma imagem da cidade de M'Banza Congo, declarada Património Mundial da Humanidade pela Comissão de Património Mundial da UNESCO, no dia 8 de julho de 2017.
 
Foram muitas as individualidades que marcaram presença, mulheres e homens ligados à cultura e a Angola, historiadores, escritores, artistas vários.
 
A exposição estará patente ao público até ao dia 4 de abril, no seguinte horário: todos os dias das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
 
 
 
 
 
Publicado em 08-02-2018