Apresentação do VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Apresentação do VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Com os temas diáspora, insularidade e poesia o VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa foi apresentado, em conferência de imprensa, no dia 26 de janeiro, pelo Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e pela vereadora Maria Aleluia Andrade, da Câmara Municipal da Praia, com os Pelouros da Cooperação e Comunidades Imigrantes. 
 
  
 
Para Vitor Ramalho os temas têm a ver com “referências relevantes de todos os nossos países” de língua portuguesa. "A literatura é um elemento absolutamente decisivo para a afirmação da identidade dos nossos povos e países e também para a afirmação dos países de língua oficial portuguesa no mundo", adiantou.
 
“Esta iniciativa abarca uma realidade institucional plural” e que contará com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, na sessão de abertura, e do Ministro da Cultura, no encerramento.
 
No encontro, promovido pela UCCLA e pela Câmara Municipal da Praia, irão participar cerca de 30 escritores oriundos de Angola - Ana Paula Tavares e José Luís Mendonça -, Brasil - João Paulo Cuenca -, Cabo Verde - Abraão Vicente, Germano Almeida e Vera Duarte -, Macau - Ricardo Pinto e Yao Jingming -, Moçambique - Luís Carlos Patraquim -, Portugal - João de Melo, José Fanha, José Luís Peixoto, Miguel Real e Zeca Medeiros -, São Tomé e Príncipe - Alice Goretti Pina - e Timor-Leste - Luís Cardoso (Takas). Estarão, também, presentes jovens escritores de Cabo Verde. 
 
O Secretário-Geral anunciou, ainda, as diversas iniciativas que decorrerão à margem do Encontro de Escritores, como o Encontro das Cidades Educadoras – “cidades que se obrigam a dinamizar uma atividade cívica grande numa relação próxima da sociedade civil, comunicando objetivos que têm a ver com este reforço de cidadania e esta aproximação dos cidadãos à cidade” e que contará com a adesão de diversas cidades cabo-verdianas; a ação conjunta de segurança urbana entre a Câmara de Lisboa e a UCCLA e a cerimónia simbólica de entrega de capacetes aos Bombeiros Voluntários de Cabo Verde, pela mão do vereador Carlos Manuel Castro da autarquia lisboeta.
 
Haverá, também, a inauguração da exposição itinerante sobre a Casa dos Estudantes do Império. Esta mostra, intitulada “Farol da Liberdade”, já esteve patente em Lisboa e Maputo e, posteriormente, irá estar noutros centros de cultura espalhados pelo mundo. Decorrerão, ainda, visitas à Cidade Velha e ao antigo campo de concentração do Tarrafal.
 
Durante o Encontro será também apresentado o Prémio Literário UCCLA que conta, até ao momento, com a participação de 130 jovens escritores de vários países, numa parceria com a editora A Bela e o Monstro e o Movimento 2014. O júri que analisará as obras é composto por António Carlos Secchin (Brasil), Germano de Almeida (Cabo Verde), Inocência da Mata (São Tomé e Príncipe), Isabel Pires de Lima (Portugal), José Luís Mendonça (Angola), José Pires Laranjeira (Portugal) e José Augusto Bernardes (Portugal, Biblioteca Geral de Coimbra) e as candidaturas decorrem até ao dia 31 de março. 
 
“É uma honra (para a cidade da Praia) acolher este Encontro, que foi um desafio do nosso anterior presidente”, afirmou a vereadora Maria Aleluia Andrade.
 
 
Publicado em 26-01-2016