Cabo Verde

band_cabo_verde.jpg

Assomada

Área
64 km2
População
43 297 habitantes (Censo 2010)
Clima
Tropical, quente e seco. As chuvas não têm época definida e ocorrem espaçadamente
Recursos Económicos
Pesca, silvicultura e agricultura

Elementos Institucionais

Adesão à UCCLA
2005
Aniversário
13 de maio
Presidente da Câmara Municipal
José Alves Fernandes
Morada
Câmara Municipal de Santa Catarina
Ilha de Santiago
República de Cabo Verde
Telefone
(00238) 265 1428
Fax
(00238) 265 1658

Breve História

Assomada, sede do concelho de Santa Catarina e segundo maior centro urbano da Ilha de Santiago, adquiriu o estatuto de cidade em 13 de Maio de 2001.

Situada a 36 km a norte da cidade da Praia, a capital do país, Assomada é um importante polo comercial, e o seu mercado é considerado o maior e mais concorrido da ilha.

A população tem vindo a crescer, em grande parte devido ao afluxo de pessoas vindas do interior da ilha e de outras ilhas à procura de trabalho. O centro da cidade revela uma forte presença de edifícios de estilo colonial português mas, irradiando desse núcleo, verifica-se um crescimento urbano notável, desde a independência de Cabo Verde, estimando-se que, a manter-se o atual ritmo, em breve mais do que duplique a sua área, de cerca de 213 para 550 hectares.

O Museu da Tabanca, instalado em Assomada, é um centro de atividade cultural, possuindo um importante espólio documental sobre esta manifestação popular. A Tabanca é uma das mais antigas e populares expressões culturais de Cabo Verde, em particular nas ilhas de Santiago e Maio, e aí se misturam a música, os desfiles e os cortejos de carácter religioso e profano, num sincretismo de influências recebidas da Europa Ocidental e das culturas da costa ocidental africana. Em 2009, foi criada na cidade a Universidade de Santiago, com oito licenciaturas e alguns cursos de Pós-Graduação.