Há mais de 40 mil mortos e mais de 830 mil pessoas infetadas nos vários países, até ao dia de hoje!. Uma triste realidade que marca o início do ano 2020 - o tão desejado ano da mudança, como muitos diziam! -, reflexo do COVID-19 que assola sociedades inteiras e deixa uma rasto de morte.
Publicado em 31-03-2020
Fechadas as candidaturas da quinta edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, o número de obras apresentadas - entre romance, novela, conto e poesia - soma 431, o que qualifica o Prémio Literário UCCLA como o mais amplo prémio de revelação literária de todo o espaço dos países de Língua Portuguesa.
Publicado em 30-03-2020
Numa altura em que todos estamos vulneráveis e com esperança de novos e bons dias, a UCCLA lança o desafio aos escritores de Língua Oficial Portuguesa para refletirem sobre a “Cultura em tempos de Pandemia”. Podem nos enviar textos em poesia ou em prosa, até ao dia 25 de maio de 2020, que divulgaremos nas nossas plataformas digitais e em livro.
Publicado em 30-03-2020
Já está feita e será, oportunamente, enviada para a topografia, a revista do 1.º Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa - que decorreu em maio de 2019, na UCCLA - com as contribuições de todos os oradores envolvidos.
Publicado em 30-03-2020
Muitas cidades e regiões, assim como empresas, estão a ser afetadas pelas consequências da pandemia do COVID-19. Perante a situação atual, o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, enviou a todas as cidades associadas ou entidades apoiantes da instituição uma carta de solidariedade pelo momento que se vive.
Publicado em 28-03-2020
Tendo em atenção as recomendações e medidas tomadas pelo governo português, pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Direção Geral de Saúde - devido à pandemia COVID-19 -, a UCCLA entende necessário, como medida complementar ao plano de contingência implementado, que fiquem suspensas as iniciativas programadas.
Publicado em 28-03-2020
Cabo Verde, país insular, é "vulnerável" aos efeitos das alterações climáticas, em setores como a desertificação, a subida do nível do mar e o surgimento de epidemias inéditas, como é o caso da Dengue.
Publicado em 25-03-2020
Morreu Edmundo Rocha, médico, militante activista pela causa da Independência de Angola desde muito cedo, tendo participado na luta armada. A UCCLA presta, nesta hora, a sua homenagem ao homem que, desde a sua juventude, foi associado em Lisboa da Casa dos Estudantes do Império e endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Edmundo Rocha.
Publicado em 23-03-2020
Uma realidade ficcionada da amizade entre um rapaz nascido no interior de Moçambique e o seu companheiro leão é retratada no livro infantojuvenil “O Visionário”, de Rosabela Afonso, lançado na UCCLA, no dia 7 de março.
Publicado em 09-03-2020
Aproveitando a sua presença em Portugal, Maria das Neves Sousa - a atual Consultora do Banco de Central e Administradora no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) - reuniu com o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, dia 5 de março, para apresentação de cumprimentos e aprofundamento das relações.
Publicado em 05-03-2020
Tudo começou em 2006, com a campanha do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) “Nós Podemos!” - sim, bem antes do conhecido slogan “yes, we can!”.
Publicado em 29-02-2020
A Mercado de Letras Editores e a UCCLA organizam, pela terceira vez consecutiva, mais uma edição do Curso Livre História de Angola.
Publicado em 03-11-2019
O novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), que substitui a Diretiva 95/46/CE, entrou em vigor no dia 25 de maio, mas carece ainda de ser objeto de regulamentação pelas autoridades portuguesas.
Publicado em 30-05-2018
Livros “A Peste” de Albert Camus e “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago
No quadro atual em que a condição humana está fragilizada e a reação ao medo é uma constante, trazemos a lume duas obras representativas da resistência humana perante uma calamidade - “A Peste” de Albert ...
Publicado em 27-03-2020
Lisboa vai homenagear africanos escravizados
O projeto do artista angolano Kiluanji Kia Henda, intitulado “Plantação - Prosperidade e Pesadelo”, foi o vencedor do concurso para a construção do memorial de homenagem às vítimas da escravatura, a ser instalado no Campo das Cebolas, em Lisboa, ...
Publicado em 05-03-2020
Lançamento do livro “O Visionário” de Rosabela Afonso na UCCLA
Uma realidade ficcionada da amizade entre um rapaz nascido no interior de Moçambique e o seu companheiro leão será retratada no livro infantojuvenil “O Visionário”, da autoria de Rosabela Afonso, que será lançado na UCCLA ...
Publicado em 29-02-2020
Música e concertos na UCCLA
Durante os meses de março e abril, a UCCLA será palco de concertos e de música ao vivo, onde não faltará animação, gastronomia, dança e boa disposição. Uma oportunidade única para não faltar!
Publicado em 29-02-2020
Concerto de Zézé Barbosa na UCCLA
Coladeras, funaná e mornas de Cabo Verde preencheram o auditório da UCCLA, no dia 28 de fevereiro, com a interpretação do compositor, instrumentista, produtor e cantor Zezé Barbosa.
Publicado em 29-02-2020
Livro “Caderno de Memórias Coloniais” de Isabela Figueiredo
A autobiografia da autora, Isabel Figueiredo, traz a lume no livro “Caderno de Memórias Coloniais” o contraste entre o branco e o negro, a bondade e a discriminação, o silêncio e a vergonha. Um livro frontal, um relato cru do ...
Publicado em 29-02-2020
AULP abre candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2020
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP - Membro Apoiante da UCCLA) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2020. Este prémio tem como objetivo galardoar uma dissertação de mestrado ou de ...
Publicado em 28-02-2020
Rio de Janeiro vai implementar soluções em dias de chuva forte
A prefeitura do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, vai implementar uma nova solução para monitorizar eventuais alagamentos no município, com o objetivo de agilizar ações imediatas em dias de chuva forte.
Publicado em 27-02-2020
UCCLA acolheu o lançamento do livro “A fabulosa galinha de Angola” de Luísa Fresta
O auditório da UCCLA foi palco, no dia 22 de fevereiro, do lançamento do livro “A fabulosa galinha de Angola”, da autoria de Luísa Fresta, uma fábula que incorpora temas como a exclusão, poligamia, ...
Publicado em 23-02-2020
Fusos Horários
09:05 - Lisboa
05:05 - Rio de Janeiro
07:05 - Cabo Verde
16:05 - Macau
10:05 - Maputo
09:05 - Luanda
08:05 - São Tomé
08:05 - Guiné-Bissau
08:05 - Angra do Heroísmo
protecaocivil
cei-logo iv_encontro_escritores
protecaocivil centroshistoricos
macau