Vacinação contra a febre-amarela no Rio de Janeiro

Vacinação contra a febre-amarela no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, iniciou uma campanha de vacinação da população contra a febre-amarela, em 233 unidades de saúde. A medida é preventiva e faz com que a vacina passe a fazer parte da rotina de imunização da cidade, que ainda não registou casos da doença. 
 
A soma das vacinas aplicadas desde o início do ano já ultrapassa as 400 mil doses. A partir desta semana, a vacina entrará na rotina de imunização das 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), e será administrada entre as 8 e as 17 horas aos dias de semana e das 8 às 12 horas aos sábados.
 
Desde 2008, até agora, a Secretaria Municipal de Saúde já vacinou na cidade cerca de um milhão e meio de pessoas contra a febre-amarela. Como o período de cobertura da primeira dose da vacina é de 10 anos, e a segunda dose garante imunidade para o resto da vida, todas as pessoas já estão protegidas contra a doença. 
 
A vacina não é recomendada para gestantes, lactantes, crianças de até 6 meses e idosos com mais de 60 anos. Também não deve ser aplicada em pessoas com alergia a ovo, portadores de doenças autoimunes, pessoas em terapias imunossupressoras, transplantados de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielizante, como Síndrome de Guillain-Barré e ELA.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 27-03-2017