UCCLA participou no Festival Sol da Caparica

UCCLA participou no Festival Sol da Caparica

No âmbito da participação da UCCLA na 3.ª edição do Festival Sol da Caparica, promovido pela Câmara Municipal de Almada (Membro Associado da UCCLA), decorreram sessões literárias integradas na programação “Debaixo da Língua”, nos dias 11, 12 e 13 de agosto. 
 
A presença da UCCLA no Festival, pela primeira vez, decorreu de um protocolo informal com a autarquia de Almada, possibilitando a participação na área cultural e, seguramente, no próximo ano, essa cooperação será reforçada entre as duas entidades.
 
Rui Lourido, coordenador cultural da UCCLA, em representação do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, apresentou os livros reeditados da Casa de Estudantes do Império, o “Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa” e os Encontros de Escritores de Língua Portuguesa.
 
Assim, dia 11 de agosto, na presença do presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, e do vereador da Cultura, António Sousa Matos, a escritora Inocência Mata apresentou os livros da Casa de Estudantes do Império (CEI) reeditados pela UCCLA, com citações e alguns momentos de poesia. Foi destacada, pela escritora, a importância da homenagem à CEI que a UCCLA tem desenvolvido, afirmando que “50 anos após a sua extinção, a UCCLA homenageou o conjunto desses jovens estudantes que, em Lisboa, Coimbra e Porto, tiveram sedes e delegações, sendo hoje cidades membro da UCCLA”, acrescentando que foi “um trabalho que decorreu com o objetivo de incentivar o conhecimento da identidade das ex-colónias”.
 
    
 
  
 
Dia 12 de agosto decorreu a apresentação do “Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, com a participação do vencedor da 1.ª edição, João Nuno Azambuja, que agradeceu o convite e adiantou a sua participação no próximo Encontro de Escritores, a realizar em 2017. O vencedor ofereceu um exemplar do seu livro, autografado, à Biblioteca Municipal de Almada. Esteve presente João Pinto de Sousa, representante da editora A Bela e o Monstro, parceira da UCCLA neste Prémio.
 
  
 
No dia 13 de agosto, Rui Lourido apresentou os Encontros de Escritores de Língua Portuguesa, destacando como principais objetivos a “valorização e promoção das literaturas dos países de língua portuguesa”, “o diálogo e troca de experiências entre escritores de diferentes gerações” e a “partilha de literatura com a população das cidades e países lusófonos”. Foram dados a conhecer os 6 Encontros de Escritores já realizados e os escritores de relevo que participaram nos mesmos - por exemplo, o poeta e crítico literário convidado, António Carlos Cortez que representou a literatura portuguesa nos I e II Encontros de Escritores no Brasil, em 2010 e 2011. Foram, também, apresentados os livros dos Encontros “Literatura e Lusofonia”, editados pela UCCLA, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. 
 
    
 
 
Nota: As fotografias foram cedidas pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Almada
 
 
Publicado em 19-08-2016