UCCLA esteve presente no I Fórum Económico Portugal-China

UCCLA esteve presente no I Fórum Económico Portugal-China

A UCCLA participou no I Fórum Económico Portugal-China, que se realizou na Feira Internacional de Lisboa, nos dias 15 e 16 de novembro. Reforçar as relações bilaterais, criando um evento único, que contribua para melhorar a interação entre os agentes económicos, empresariais e institucionais foram os objetivos do evento.
 
Organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal-China (CCILC) e da Fundação AIP, o fórum contou com o apoio de associações e organismos públicos envolvidos na promoção do comércio e investimento entre os mercados português, China e internacional. Pretendeu-se ampliar redes de contatos entre os participantes, identificando, construindo e consolidando novas oportunidades de negócio, assim como obter informações, partilhar experiências e aumentar o conhecimento recíproco sobre estratégias de investimento e internacionalização.
 
 
No dia 15 de novembro, a UCCLA esteve representada pelo seu coordenador cultural, Rui Lourido, que apresentou uma comunicação no painel Educação e Cultura subordinada ao tema “The valorization of the Portuguese-speaking space. The growth of the art market, luxury goods and gourmet”. Na ocasião destacou o papel da UCCLA e da sua visita à China, entre 20 e 28 de outubro de 2016, para promover duas redes, uma de âmbito municipal (discutida entre 20 e 23 de outubro, em Macau), entre 15 cidades de países de língua portuguesa, com cidades da província chinesa de Jiangsu, mais a cidade de Macau (que ocupa atualmente uma das vice presidências da UCCLA) e a outra rede, criada a 25 de outubro na cidade de Yangzhou, entre universidades de países de língua portuguesa, com universidades das cidades da província chinesa de Jiangsu, mais a cidade de Macau. 
 
    
 
Neste fórum os temas em análise foram: 1. Bancos e Seguros - o financiamento da economia e as empresas portuguesas, a relevância do BNU Macau, a aquisição da Caixa Seguros pela Fosun e outras transações de M & A.; 2. Portos e Logística - a nova rota da seda marítima, o potencial do porto e logística das áreas de Sines, considerando também a expansão do Canal do Panamá, envolvimento sobre os portos da CPLP e da conectividade marítima internacional; 3. Agroalimentar - o aumento das exportações portuguesas na área agroalimentar e as oportunidades de investimento chinesas neste setor.
 
A sessão de abertura contou com as intervenções do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do secretário de estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, do presidente da AIP, Jorge Rocha de Matos, do presidente da CCILC, João Marques da Cruz, do presidente da AICEP, Miguel Frasquilho,  e do  Embaixador da República da Popular da China, Cai Run, entre outros. 
 
Os intervenientes visitaram a Feira de Comércio e Investimento, que possibilita a realização de conferências de negócios e reuniões com empresas chinesas. 
 
No dia 16 de novembro, a UCCLA participou na Gala de entrega dos Prémios de Mérito Empresarial 2016, em Investimento, Comércio Externo, de Personalidade/Entidade do Ano e na categoria de prémios temáticos (Industria, Serviços e Lusofonia).
 
 
Publicado em 30-11-2016