UCCLA esteve presente na Gala da Ari(t)mar
A convite da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, a UCCLA esteve representada por José Bastos na II Gala da Ari(t)mar, que homenageia autores portugueses e galegos na música e na poesia. O evento decorreu no dia 31 de outubro, no Teatro Principal de Santiago de Compostela.
 
A eleição dos vencedores faz-se por votação nas redes sociais e este ano foram galardoados, pela Galiza, a cantadeira (como a própria se define) SES, como o melhor tema musical galego, tendo como companhia, do lado de cá do Minho, a Quinta do Bill, como o melhor tema musical português. 
 
 
  
 
Igualmente, em português, o poema "Fui a Bruges esquecer um amor" de Pedro Craveiro, como o melhor poema português e o seu correspondente galego foi para Paco de Souto (falecido em março deste ano), com o poema "Terra adentro". Houve ainda o "Prémio Embaixada da Amizade Galego-Lusófona" para o canto-autor Fran Pérez, NARF, igualmente desaparecido em novembro do ano passado.
 
Ari(t)mar Galiza e Portugal é um projeto didático-cultural desenvolvido pela Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, e que tem por objetivo divulgar a música e a poesia galego-portuguesa atuais, e aproximar a cultura e a língua dos dois países, no marco do desenvolvimento da Lei Valentín Paz-Andrade para o aproveitamento do ensino do português e vínculos com a lusofonia. 
 
A Gala é uma organização da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela com a Conselleria de Cultura, Educacion e Ordenacion Universitária da Câmara Municipal de Santiago de Compostela e recebe os patrocínios das Secretarias Gerais de Cultura e de Política Linguística, Deputación Provincial da Coruña e Concello de Santiago de Compostela, Agrupamaneto Europeo de Cooperación Territorial Galicia-Norte de Portugal e Instituto Camões-Centro Cultural Português de Vigo.
 
 
 
Publicado em 02-11-2017