A UCCLA em 2018
Deixamos aqui uma perspetiva do que irá acontecer, de mais relevante, em 2018, na UCCLA e no seio das suas cidades e empresas. Ao longo do próximo ano iremos, periodicamente, dando conta dos eventos, projetos e demais informações. 
 
No primeiro semestre do ano terá lugar a reunião da Assembleia Geral da UCCLA, na cidade de Cascais, em Portugal, resultado da deliberação da Assembleia Geral ocorrida em Angola. Há semelhança das duas últimas reuniões, a UCCLA irá promover, durante a Assembleia Geral de 2018, um Fórum Económico.
 
A Comissão Executiva da UCCLA decorrerá, no primeiro quadrimestre, na Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.
 
O VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa decorrerá na cidade da Praia, em Cabo Verde, concorrendo ainda a UCCLA para apoiar as comemorações dos 160 anos da cidade da Praia.
 
Para o primeiro trimestre estamos a projetar uma exposição com artistas angolanos. Teremos outra exposição, no último trimestre, sobre arte africana que terá o apoio de galerias relevantes do país, em particular da conhecida Coleção Berardo, uma das mais importantes a nível europeu.
 
Na sede da UCCLA, a instituição acolherá e divulgará obras literárias de escritores de língua portuguesa, valorizando iniciativas culturais.
 
Será lançada a 4.ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa e atribuído o reconhecimento ao vencedor da 3.ª edição, cujas candidaturas decorrem até ao dia 31 de janeiro de 2018.
 
Em resultado de candidaturas apresentadas à União Europeia, há três projetos que terão início de execução na Guiné-Bissau. Um deles em cooperação com a Câmara Municipal de Oeiras e outro com a Galp Energia.
 
Concluir-se-á, no final de 2018, o Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique 2.ª fase - Componente 1 que tem o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP. De realçar que a Ilha de Moçambique celebra 200 anos de existência em 2018.
 
Será aberto o restaurante existente nas instalações, do edifício conjunto, da UCCLA e Casa da América Latina. A entidade concessionária, com forte tradição em vários países de língua oficial portuguesa, incluindo na restauração, proporcionará, seguramente, refeições gastronómicas que respondam à identidade das cidades associadas da UCCLA.
 
Em 2018 Cascais será a Capital Europeia da Juventude e, em novembro, será a anfitriã do XV Congresso Mundial das Cidades Educadoras - ambas as iniciativas contarão com o apoio da UCCLA. 
 
Tendo em conta a realização de atos eleitorais em 2018, a UCCLA aproveitará para aprofundar o conhecimento da realidade política desses países, obviamente, com o escrupuloso respeito pela vontade soberana dos povos. Previstas Eleições Legislativas na Guiné-Bissau, Eleições Legislativas e Distritais em São Tomé e Príncipe, Eleições Presidenciais no Brasil e Eleições Municipais em Moçambique.
 
De registar que São Tomé e Príncipe vai acolher, pela primeira vez, os Jogos da Lusofonia, uma competição que junta modalidades como futebol, voleibol ou atletismo, e que decorrerá em julho.
 
 
Publicado em 22-12-2017