UCCLA assinala Dia de Portugal em Olivença

UCCLA assinala Dia de Portugal em Olivença

O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, foi convidado para estar presente, pela primeira vez, nas comemorações do 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, na cidade de Olivença.
 
O acontecimento, promovido pelo presidente da Câmara de Olivença, Manuel José González Andrade, foi marcado por diversos eventos de cariz cultural e histórico, como apresentação de livros, teatro, música por coros femininos alentejanos e de jovens músicos da escola apoiada pela Câmara de Belmonte, assim como fado por uma fadista natural de Olivença.
 
    
 
Para Vitor Ramalho, Olivença “é uma cidade bicultural. A presença portuguesa é muito forte e Espanha preserva esta presença na monumentalidade de várias edificações históricas”.

Tem-se presente que o Guadiana, na região, em vez de separar os povos dos dois lados do rio, une portugueses e espanhóis.
 
Para José Ribeiro e Castro, coordenador do Movimento 2014 e dos 800 anos da Língua Portuguesa, presente na cerimónia, Olivença “é uma terra secante, que cruza Portugal e Espanha, e sem prejuízo das posições justas do ponto de vista jurídico, que Portugal tem, temos que encontrar maneiras de quebrar tabus e embaraços e conseguir desenvolver os laços com aqueles que vivem com o coração português nesta terra”. Veja a reportagem da TVI 24 “Dia de Portugal celebrou-se pela primeira vez em Olivença” com declarações de José Ribeiro e Castro sobre este assunto 
 
Durante as comemorações, foi apresentado o livro vencedor do Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, intitulado “Era uma vez um Homem” da autoria de João Nuno Azambuja. Para assinalar estiveram presentes, para além do autor, João Pinto de Sousa, da Editora A Bela e o Monstro que, juntamente com a UCCLA e o Movimento 2014 promoveram este Prémio Literário. 
 
Marcaram, também, presença alguns elementos da organização “Conexão Lusófona”, a primeira organização de jovens da Lusofonia e surgiu da vontade de um grupo de amigos em trabalhar para uma maior integração das culturas e das sociedades a que pertencem.
 

 
Notícia relacionada:
 
 
 
 
Publicado em 16-06-2016