Segurança Urbana em destaque na cidade da Praia

Segurança Urbana em destaque na cidade da Praia

Decorreram, nos dias 12 e 13 de novembro, na cidade da Praia, em Cabo Verde, reuniões e encontros no âmbito do Projeto de cooperação técnica em Segurança Urbana, proposto pela UCCLA em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e Câmara Municipal da Praia e subsidiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
 
No dia 12 de novembro, a delegação - composta pelo vereador Carlos Manuel Castro, responsável pelos Pelouros da Segurança, Proteção Civil e Relações Internacionais da Câmara de Lisboa, superintendente Paulo Caldas, Comandante da Polícia Municipal de Lisboa, e Vitor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA – foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
 
 
Neste encontro o autarca da Praia explicou a génese da Guarda Municipal, os objetivos que visa prosseguir, enumerou as principais preocupações em termos de segurança urbana e as expectativas em relação à formação que terá início no dia 16 de novembro.
 
O vereador da autarquia de Lisboa, Carlos Manuel Castro, salientou a experiência da Polícia Municipal em termos do modelo de policiamento comunitário e os resultados que têm sido alcançados. Referiu a oportunidade deste financiamento do Instituto Camões. O comandante da Polícia Municipal de Lisboa, superintendente Paulo Caldas, deu algumas explicações técnicas sobre a formação.
 
Foram, ainda, abordadas algumas questões relativas ao Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que se realizará nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2016, na cidade da Praia.
 
Estiveram, também, presentes os vereadores da Câmara Municipal da Praia Óscar Santos (vice-presidente), António Lopes da Silva (Guarda Municipal) e Maria Aleluia Andrade (Relações internacionais) e o Comandante da Guarda Municipal, José Mendonça.
 
Durante a tarde teve lugar uma reunião de trabalho com o vereador da área da Guarda Municipal da Praia, o Comandante da Guarda Municipal da Praia, chefias da Polícia Nacional, o diretor das contraordenações, o comandante dos Bombeiros e da Polícia Municipal onde foram explicados os objetivos e metodologia da formação.
 

 
Ainda durante a tarde foi feita uma visita às instalações da Guarda Municipal. A delegação foi, também, recebida pelo Embaixador de Portugal na cidade da Praia, Bernardo Fernandes Homem de Lucena, onde foi explicado o âmbito da missão.
 
    
 
No dia 13 de novembro, de manhã, no ISCJS (Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais - Avenida Cidade de Lisboa) decorreu um Seminário sobre Segurança Urbana, que contou com as presenças do Comandante da Polícia Municipal de Lisboa, superintendente Paulo Caldas, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Castro, vereador da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e diretor da Guarda Municipal da Praia, José Mendonça.
 
  
 
A delegação marcou presença na inauguração da segunda edição da “Feira de Segurança Pública”, que decorreu nos dias 13 e 14 de novembro.
 
Durante a tarde foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a Camara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal da Praia e UCCLA - respetivamente, pelo vereador Carlos Manuel Castro, vereador António Lopes da Silva e Vitor Ramalho - sobre a capacitação técnica na área da Segurança Urbana. Texto do protocolo
 
  
 
Ulisses Correia destacou esta parceria que irá contribuir para o melhoramento da capacidade operacional destes profissionais. “Precisamos de troca de experiências, de boas parcerias, no âmbito da geminação que temos com Lisboa. A vertente da segurança urbana é um elemento muito importante e estamos a contribuir para que possamos melhorar a nossa capacidade institucional, operacional e de formação, porque a Guarda Municipal tem um papel preventivo importante”.
 
O vereador Carlos Manuel Castro, que destacou o papel do Instituto Camões nesta parceria, salienta que “é importante centrarmos nos objetivos e concretizá-los”. Este acordo "em primeiro lugar, visa servir a população residente na Praia, visando mais segurança, com articulação com a polícia cabo-verdiana, mas ao mesmo tempo visa criar condições nos campos cultural, social, económico, criando novos mecanismos de desenvolvimento porque a segurança é um pilar fundamental", prosseguiu.
 
O vereador espera que o projeto de segurança comunitária, bastante reconhecido a nível europeu, se adapte à realidade cabo-verdiana e possa começar a produzir frutos num prazo de seis meses a um ano.
 
De acordo com Vitor Ramalho este acordo possibilitará que a “Guarda Municipal da cidade da Praia tenha esta informação e conhecimento que pode ser propiciado a todos os dias, formativo, técnico e tecnológico e que beneficie esta experiência de Lisboa”. 
 
Para o vereador da Câmara da Praia, António Lopes da Silva, “é preciso articulação e uma intervenção a nível local, porque é aí que está o problema, para podermos ter resultados como tem acontecido em Lisboa, com resultados extremamente palpáveis em bairros que eram muito complicados".
 
À noite, a delegação esteve presente na VI Gala do Desporto da Praia – este ano com o lema "Praia cidade educadora com o desporto criando valores". 
 
Publicado em 14-11-2015