Reabilitação do Centro de Saúde da região de Gabu

Reabilitação do Centro de Saúde da região de Gabu

Foi reabilitado o Centro de Saúde de Buruntuma, na região de Gabú (Membro Associado da UCCLA), na Guiné-Bissau, com vista a fornecer à população cuidados sanitários e infraestruturas condignas.
 
A abertura deste novo centro de saúde aproxima a população às infraestruturas sanitárias e de pessoal de saúde, diminuindo, assim, as mortes por falta de tratamentos e de mulheres grávidas.
 
O Diretor Geral da Administração do Sistema de Saúde, Van Hanegen Menezes Moreira, disse “tratar-se de um centro de referência situado a escassos metros da linha fronteiriça com a Guiné-Conacri”, acrescentando que ¨no passado recente, os nossos irmãos, mães e familiares morreram por falta de infraestruturas sanitárias e do pessoal de saúde. A taxa de mortes das mulheres grávidas situava-se em 78 por cento e era muito elevada. Diminuiu-se nos últimos tempos devido ao empenho das autoridades competentes”.
 
As obras de reabilitação do Centro de Saúde de Buruntuma tiveram início em 2015, e terminaram em abril deste ano, e contaram com o apoio da organização “Fronteiras e Vulnerabilidades face ao VIH-Sida”, que opera em oito países africanos.
 
 
 
 
 
Publicado em 10-08-2016