Reabilitação de centros de saúde em Bolama

Reabilitação de centros de saúde em Bolama

O Governo da Guiné-Bissau, através do Ministério da Saúde Pública, anunciou a inauguração das obras de 13 Centros de Saúde, totalmente reabilitados na região de Bolama Bijagós (Membro Efetivo da UCCLA), concretamente em Canogo e região sanitária de Bubaque.
 
A intervenção faz parte do projeto de reabilitação de 64 centros de saúde ao nível do país, cujo início teve lugar em março no centro de saúde de Có, região de Cacheu, no ano passado, e com apoio financeiro da União Europeia, Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional e do Reino dos países Baixo, num valor de 1.4 bilhões de francos CFA.
 
A seleção dos centros de saúde a serem reabilitados foi feita em 138 estruturas sanitárias pelo Ministério da Saúde e UNICEF.
 
Os critérios de avaliação são a situação da água, saneamento, eletricidade, infraestruturas, funcionalidade, condições de parto e a presença dos médicos ou de enfermeiros.
 
A reabilitação desses centros enquadra-se nas intervenções de saúde a nível comunitário, no âmbito do programa integrado para a redução da mortalidade materno-infantil no país.
 
O projeto tem em conta a necessidade de melhorar o acesso à água potável e da eletricidade nos referidos centros, de modo proporcionar  condições de trabalho adequados. Para além de reforçar a capacidade técnica e física das estruturas de saúde vai permitir que as comunidades tenham acesso aos serviços de saúde melhorados. 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 26-01-2018