Prémio Internacional Harambee Onlus "Comunicar África"

Prémio Internacional Harambee Onlus "Comunicar África"

O Prémio Internacional "Comunicar África" é uma iniciativa promovida por Harambee Africa International com o objetivo de contribuir para a difusão de uma informação mais real sobre África, de uma imagem que reflita os conflitos, mas também as esperanças, a riqueza, a diversidade das culturas e dos povos africanos, a fim de promover o conhecimento de um continente que é uma riqueza para todos nós.

Este prémio pretende trazer à luz a grandeza das pequenas histórias quotidianas, que são histórias de integração, de convivência pacífica e de diálogo.

Não se trata de apresentar uma visão ingénua ou simplista de África, mas de mostrar que, a pra das guerras e das dificuldades, há também esperanças e o trabalho sério de muitos indivíduos e organizações.

Harambee  sigifica "Todos Juntos" em suaili, e resume o sentido desta instituição: Todos Juntos para acompanhar um continente que tem muito para ensinar ao mundo.

O prémio deste ano contempla duas categorias sobre temáticas étnicas, religiosas, sociais, económicas e culturais próprias de África:
- Documentário ou reportagem televisiva;
- Video-clips (para estudantes até aos 25 anos de idade).

O prémio destina-se a promover uma consciencialização mais profunda e uma maior sensibilidade relativamente a África. Serão especialmente valorizadas as candidaturas que abordem algum dos seguintes tópicos:
– O valor da educação e da formação como meios indispensáveis para promover a pessoa no seu todo e o desenvolvimento pacífico das sociedades africanas;
– O respeito pela dignidade da pessoa humana, independentemente da sua condição social ou profissional;
– O valor da solidariedade e da ajuda mútua;
– O papel da família;
– Experiências positivas de integração na sociedade europeia.

As candidaturas devem ser enviadas até 30 de julho de 2015.

Site

Mais informações

Publicado em 23-04-2015