Prefeitura abre programa Novembro Azul e intensifica atendimento na saúde
A prefeitura de Belém (Membro Associado da UCCLA), no Brasil, abriu oficialmente o programa ‘Novembro Azul’ que visa intensificar as ações do município de orientação e prevenção de doenças entre os homens, principalmente o câncer de próstata. 
 
Outro atendimento disponibilizado pela prefeitura de Belém, na  abertura do Novembro Azul, foram as consultas médicas com encaminhamentos para o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), considerado importante para o diagnóstico de câncer de próstata. Foram realizadas ainda, palestras sobre a saúde do homem pelo urologista da aeronáutica, capitão Ulisses, que ressaltou a importância da prevenção do câncer e da realização de exames específicos como o próprio PSA. 
 
Para a coordenadora da Saúde do Homem, Mariza Nogueira, as ações do município atendem a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem, que busca prevenir doenças e também que os homens se reconheçam como pessoa importante da família, por meio do fortalecimento da atenção primária.
 
“As ações de hoje tiveram ênfase na orientação para que assim, possamos fazer com que o homem procure os serviços na rede municipal de saúde.  Em 2016 mais de 160 mil homens foram atendidos na atenção básica de saúde, com serviços oferecidos nas Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da  Família. Já em 2017, até o mês de outubro, foram atendidos 86.705 pacientes do sexo masculino nas mesmas unidades.”, ressaltou, lembrando ainda que durante todo o mês, todas as unidades de saúde estarão reforçando os serviços direcionados ao homem para diagnóstico precoce do câncer.  
 
“A Política trabalha com homens na faixa etária de 20 a 59 anos, sendo que a orientação para fazer o PSA é a partir dos 50 anos, para homens sem histórico de câncer de próstata na família, caso já tenha, a partir dos 45 anos. Quando se faz a prevenção pode-se salvar vidas e ainda evitar várias formas de sofrimento”, enfatizou a coordenadora.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 07-11-2017