Morreu Jaka Jamba

Morreu Jaka Jamba

Faleceu aos 69 anos o nacionalista e deputado angolano Almerindo Jaka Jamba. Descrito como "diplomata, professor, político e homem de cultura", Jaka Jamba foi um dirigente histórico da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e um dos últimos negociadores angolanos vivos do Acordo de Alvor, que antecedeu a independência de Angola. Nesta data, a UCCLA apresenta as mais sentidas condolências à família e ao povo de Angola.
 
Nascido a 21 de março de 1949, Jaka Jamba formou-se em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa, em Portugal, e foi professor na Escola Técnica do Seixal e no Liceu Nacional de Oeiras. Militante ativo da UNITA em Lisboa, em 1972 deixou a capital portuguesa e partiu para a Suíça.
 
Em 1975, integrou, pela UNITA, a equipa que negociou, no Algarve, os Acordos de Alvor com o Governo português, de partilha do poder em Angola após a independência. Nesse mesmo ano, foi nomeado pela UNITA como Secretário de Estado da Informação do Governo de Transição de Angola.
 
Jaka Jamba partilhou o cargo com Rui Monteiro, então Ministro da Informação indicado pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), e Hendrick Vaal Neto, indicato pela Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA). Os três movimentos foram os que lutaram pela descolonização de Angola.
 
Entre 1997 e 2005, Jaka Jamba desempenhou a vice-presidência da Assembleia Nacional de Angola. De 2005 a 2008, foi Embaixador Delegado Permanente da República de Angola junto à UNESCO.
 
Antes de sua morte, atuava como professor da Universidade Agostinho Neto e como deputado na Assembleia Nacional, pertencente à 6.ª Comissão do Parlamento angolano, que responde pelos assuntos da Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.
 
 
Mais informações sobre a morte de Jaka Jamba
 
Nota: O País
 
Publicado em 02-04-2018