Jornada Pedagógica para melhoria das competências básicas de leitura e escrita na Ilha de Moçambique

Jornada Pedagógica para melhoria das competências básicas de leitura e escrita na Ilha de Moçambique

No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, decorreu, dia 27 de maio, na Escola Secundária Josina Machel, mais uma Jornada Pedagógica que contou com 63 participantes - professores, gestores escolares e técnicos bibliotecários.
 
O encontro regular de formação cooperada entre profissionais de escolas e bibliotecas, em Jornada Pedagógica, fortalece a comunidade de aprendizagem, onde são compartilhadas práticas pedagógicas e livros, incentivando a autonomia e o pensamento crítico e criativo, num funcionamento semanal de promoção do livro e da leitura já consolidado com o Projeto Educativo Local em escolas e biblioteca.
 
  
 
A Jornada Pedagógica envolveu, mais uma vez, a totalidade das Escolas EPC e EP1 no Município/Distrito da Ilha de Moçambique com o objetivo de melhorar a iniciação à leitura e à escrita através de atividades diárias de desenvolvimento da oralidade - compreensão e expressão oral na língua de ensino; reflexão coletiva de metodologias de aprendizagem; implementação de rodas de leitura fora da escola e lúdicas na escola com livros de qualidade literária e estética, reconhecidos e premiados, mobilizando aprendizagens a partir dos livros trabalhados em Metodologia de Trabalho por Projeto, com o envolvimento da comunidade escolar, valorizando a cultura local imaterial - tradições, contos, etc. - Poka Pokani.
 
O desenvolvimento de competências essenciais de leitura e escrita e a promoção do livro, são fundamentais para o desenvolvimento, cidadania e democracia, formação do pensamento crítico, para se ter acesso a outros conhecimentos e continuar a aprender ao longo da vida. As ações desenvolvidas pelo Projeto Educativo Local permitiram diminuir o abandono escolar e melhorar as aprendizagens.
 
O Projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, 2.ª fase (2015-2018) - Componente 1 tem o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP e é desenvolvido pela UCCLA em parceria com o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique e Conselho Municipal de Maputo em torno dos seguintes eixos: "Apoio aos Órgãos Municipais", "Urbanismo", "Salubridade Ambiental", "Educação" e "Promoção do Turismo".
 
Estas ações decorrem no âmbito do Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 - Educação.
 
 
Publicado em 31-05-2017