João de Melo vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2016

João de Melo vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2016

O escritor açoriano João de Melo venceu, dia 20 de janeiro, o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2016, atribuído pela Universidade de Évora.
 
A UCCLA manifesta o profundo reconhecimento pelo trabalho literário desenvolvido pelo escritor João de Melo. De salientar que João de Melo é um dos escritores convidados, pela UCCLA, para estar presente no VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que decorrerá na cidade da Praia, em Cabo Verde, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro.
 
O vencedor da 20.ª edição do galardão foi escolhido durante uma reunião do júri do prémio, presidido por António Sáez Delgado e que, este ano, integra Elisa Esteves, Gustavo Rubim, Carlos Reis e a escritora Lídia Jorge.
 
Instituído pela Universidade de Évora em 1997, o Prémio Vergílio Ferreira destina-se a galardoar, anualmente, o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.
 
A academia revelou que, na edição deste ano do galardão, a que teve "mais candidatos" desde sempre, "oriundos de três países", o júri escolheu o vencedor "por maioria". "O júri congratulou-se pela alta qualidade das candidaturas apresentadas" e deliberou atribuir o prémio a João de Melo por considerar que a obra ficcional deste escritor é "reveladora de um imaginário transfigurador poderoso". O que faz da obra de João de Melo, segundo o júri, "uma das mais relevantes da sua geração".
 
A cerimónia de entrega do 20.º Prémio Vergílio Ferreira está agendada para 01 de março, data em que se assinala a morte do escritor que dá nome ao galardão.
 
O Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído, pela primeira vez, a Maria Velho da Costa, seguindo-se Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva e Agustina Bessa-Luís. Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Luísa Dacosta, Maria Alzira Seixo, José Gil, Hélia Correia e Ofélia Paiva Monteiro e Lídia Jorge foram os outros galardoados.
 
Nascido na Ilha de São Miguel, nos Açores, em 1949, João de Melo foi estudar para o continente aos 11 anos, como aluno interno do seminário dos Dominicanos, entre 1960 e 1967.
"Abandonado o seminário, passa a viver em Lisboa, prosseguindo os estudos enquanto trabalha e iniciando colaborações na imprensa", sendo precisamente num jornal, o Diário Popular, que publicou "o seu primeiro conto, aos 18 anos", referiu a UÉniversidade.
 
A partir daí, publicou contos, crítica literária e poemas em diversos periódicos, de Lisboa e dos Açores, e integrou "a geração literária que, sediada em Angra do Heroísmo e ligada ao suplemento literário do jornal A União, renovou a literatura açoriana contemporânea".
 
Após o 25 de Abril de 1974, João de Melo licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, colaborou em diversas revistas literárias e, no início da década de 80, tornou-se professor do ensino secundário, profissão que reparte, até hoje, com a escrita literária.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 20-01-2016