Instalação de placas com informações em braille em Porto Alegre

Instalação de placas com informações em braille em Porto Alegre

Com vista a facilitar a deslocação de pessoas com deficiência visual, no sistema de transporte coletivo, a cidade de Porto Alegre (Membro Associado da UCCLA), no Brasil, começou o processo de instalação de 132 placas em braille, com informações sobre as linhas de autocarros. 
 
A primeira placa foi colocada na parada da Av. Siqueira Campos, n° 1.185, entre as ruas Uruguai e Gen. Câmara, no Centro Histórico. Iniciativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o projeto tem parceria com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). 
 
A iniciativa foi projeto do aluno da Unisinos, Cristiano Torres da Silva, vencedor do 2.º Desafio Microrrevoluções Urbanas, promovido pela EPTC, por sua Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), para incentivar, entre o público universitário, ideias inovadoras na área da mobilidade urbana, com propostas de soluções simples e viáveis para problemas quotidianos da circulação. 
 
O diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, reforçou a importância de unir a sociedade organizada e o poder público para encontrar soluções para cidade. “É uma conjunção de esforços do poder público, privado e da universidade na figura do Cristiano, que está de parabéns pela ideia. Seguimos com o projeto Universidades e o Desafio Microrrevoluções Urbanas, para viabilizar outros projetos inovadores para Porto Alegre”, reforçou. 
 
O autor do projeto, o estudante Cristiano Torres da Silva, disse que vai aguardar o lançamento do próximo desafio, o que deve acontecer até julho deste ano: “a universidade está cheia de ideias para compartilhar com a Prefeitura e a EPTC.” 
 
Também presente, o vereador Paulo Brum parabenizou a ideia do Cristiano, e destacou a importância de iniciativas como esta para alcançar a inclusão social. “Nós temos que lutar para que, cada vez mais, esses serviços, essas técnicas, sejam aplicados pela cidade”, destacou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luciano Marcantônio. As 132 placas serão instaladas ainda no mês de abril.   
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 07-04-2018