Guiné-Bissau assina financiamento para construção de central elétrica em Bissau

Guiné-Bissau assina financiamento para construção de central elétrica em Bissau

O ministro das Finanças guineense, João Fadia, assinou com o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), um financiamento de 11 milhões de dólares (9,3 milhões de euros) para a construção de uma central elétrica em Bissau.
 
A assinatura do empréstimo foi feita em Washington durante a participação do ministro das Finanças na Assembleia Anual do Fundo Monetário Internacional.
 
Durante a sua estada em Washington, o ministro assinou com o BADEA o "acordo de empréstimo relativo ao financiamento do projeto de instalação de uma central elétrica em Bissau", refere o comunicado.
 
O comunicado refere também que o ministro das Finanças recebeu também o compromisso do diretor-geral do BADEA para "financiar o setor agrícola do país, sobretudo a produção de arroz".
 
Segundo a página do BADEA na Internet, o projeto de construção da central elétrica em Bissau tem um custo total de 22,25 milhões de dólares (cerca de 19 milhões de euros) e o banco dará um financiamento de 11 milhões de dólares.
 
O restante financiamento será garantido pelo Governo guineense e por uma entidade financeira no valor restante de 10,75 milhões de dólares. 
 
"O projeto visa fornecer energia elétrica à população da capital de forma permanente e com preços razoáveis através da melhoria da central existente", lê-se no acordo de financiamento.
 
A construção da central elétrica vai também permitir que o Governo poupe cerca de 250 mil euros em taxas mensais, que paga a uma empresa privada, e mais a compra do gasóleo.
 
 
 
 
Publicado em 26-10-2017