Festival TODOS – Caminhada de Culturas

Festival TODOS – Caminhada de Culturas

Decorre, de 8 a 11 de setembro, a 8.ª edição do Festival TODOS - Caminhada de Culturas. Nesta edição o Festival regressa à Colina de Santana e ao Campo dos Mártires da Pátria, para Surpreender o Quotidiano dos seus moradores e dos seus visitantes.
 
O Festival TODOS afirma-se como um festival nómada na própria cidade. De três em três anos, migra de bairro para bairro, interpelando os seus moradores e revelando pormenores inusitados e íntimos de Lisboa a todas as pessoas de todas as partes do Mundo. Toda a programação assenta no diálogo com o território e com as pessoas que aqui vivem e trabalham, combatendo a ideia de bairro-gueto.
 

 
Iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (Membro Efetivo da UCCLA) em parceria com a Academia de Produtores Culturais, com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios, da Junta de Freguesia de Santo António e de múltiplas instituições, o TODOS promove o encontro de culturas e o diálogo intercultural através das artes contemporâneas. Da Música ao Teatro, do Novo Circo à Dança e à Performance, passando por exposições de Fotografia e Arte Urbana, sem esquecer os Sabores do Mundo, muitas visitas e conversas que se cruzam entre História, Arquitectura e Sociologia, o Festival ocupa praças, jardins, igrejas, hospitais, palácios, galerias, ginásios e armazéns da Colina de Santana, convidando o público a entrar nas realidades deste bairro, em alguns casos esquecidas ou desconhecidas. Pela mão de dezenas de artistas oriundos de vários países (Argentina, Brasil, Bangladesh, França, Espanha, Bélgica, Angola, Itália, Marrocos, Bulgária, Mongólia, etc...), vai ser possível surpreender-se com um quotidiano que aqui existe e que não é “palpável” no simples atravessar da rua.
 
O hospital Miguel Bombarda, o jardim do Torel, o jardim do Campo de Santana, o Instituto Goethe e até o telhado da Faculdade de Ciências Médicas serão alguns dos territórios da cidade que acolherão a programação, destinada a promover uma aproximação entre moradores e espetadores, dando-lhes a conhecer tantas distintas marcas culturais quantas as nacionalidades.

 
 
 
 
 
 
Publicado em 23-08-2016