Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) é uma iniciativa anual da UCCLA e tem como objetivo contribuir para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores dos diferentes continentes.

Este encontro, em torno da língua portuguesa, conta com a participação de escritores representativos e publicamente reconhecidos de todos os países de língua oficial portuguesa.

 

 

VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
19 a 21 de Abril de 2018
Cidade da Praia, Cabo Verde
 
Logotipo VII EELP
 
A cidade da Praia, em Cabo Verde, vai acolher, de 19 a 21 de abril, a 8.ª edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, num evento organizado pela UCCLA e pela Câmara Municipal da Praia.
 
Este encontro - cujo tema desta edição é “A Cidade e a Literatura: Conexões entre Cidadania, Criatividade e Juventude” -, em torno da língua portuguesa, contribui para o diálogo e enriquecimento recíproco entre os escritores dos diferentes continentes. 
 
Já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa - incluindo 5 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto -, mas também escritoras e escritores de diferentes gerações e tradições literárias.
 
 
 
 
VII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
26 a 29 de Outubro de 2017
Cidade da Praia, Cabo Verde
 
Logotipo VII EELP
 
 
Com o tema “À Margem da Literatura”, decorreu na cidade da Praia, de 26 a 29 de outubro, o VII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, num evento que reuniu escritores, poetas, jornalistas e realizadores.
 
A abertura do evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, do vereador da cultura da Câmara da Praia, António Lopes da Silva, do presidente da EMEP (Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia), Mário Fernandes, e do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho.
 
 
 
 
VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
1 a 3 de Fevereiro de 2016
Cidade da Praia, Cabo Verde
 
Logotipo do VI EELP
 
 
A cidade de Praia, em Cabo Verde, acolheu a VI edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, de 1 a 3 de fevereiro. Organizado pela UCCLA e pela Câmara Municipal da Praia, o evento reuniu 30 autores de oito países lusófonos e de Macau, região administrativa da China onde se fala o português.
 
A abertura do encontro contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do representante dos escritores, João de Melo. 
 
Com os temas “A Literatura e a Diáspora”, “A Literatura e a Insularidade” e “A Poesia e a Música”, durante 3 dias viveu-se a diáspora e a lusofonia, numa convergência de culturas.
 
Leia a notícia do VI Encontro de Escritores através do link http://www.uccla.pt/noticias/encontro-de-escritores-de-lingua-portuguesa-em-cabo-verde
 
 
 
V Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
21 a 23 de Janeiro de 2015
Luanda, Angola
 
LOgotipo V EELP
 
 
Pela primeira vez o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa teve lugar na capital angolana, Luanda - após 4 edições na capital potiguar do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil – num evento organizado pela Comissão Administrativa da cidade de Luanda e pela UCCLA.
 
Esta V edição desenrolou-se à volta do tema central ”As Cidades na Literatura” no qual foram analisados três subtemas “As Migrações e as Cidades”, “Dinâmicas, Transformações e Ambiente Social” e “A Infância nas Cidades”, que foram debatidos de 21 a 23 de janeiro, no Hotel Diamante.
 
Leia a notícia do V Encontro de Escritores através do link http://www.uccla.pt/noticias/encontro-de-escritores-de-lingua-portuguesa-0
 
 
 
IV Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
6 a 9 de Novembro de 2013
Natal, Brasil
 
Logotipo do IV EELP
 
 
Os "Prazeres da Vida" foi o mote do IV Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), promovido pela UCCLA, numa edição integrada no Festival Literário de Natal (organizado pela Prefeitura de Natal, Brasil), e que decorreu de 6 a 9 de novembro de 2013 – contribuindo, deste modo, para o diálogo e enriquecimento reciproco entre escritores do Rio Grande do Norte, com os do Brasil e com as diferentes literaturas de expressão em Língua Portuguesa.
 
O IV EELP, que decorreu dias 7 e 8 de novembro, teve como subtemas “A Literatura e o Humor”, “A Literatura e a Gastronomia” e “A Literatura e o Erotismo”.
 
O Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, marcaram presença no arranque deste grande evento cultural, numa tenda improvisada localizada em frente ao Teatro Alberto Maranhão. 
 
 
 
 

 

III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
15 a 17 de outubro de 2012
Natal, Brasil
 
Logotipo III EELP
 
Decorreu de 15 a 17 de outubro, o III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, na cidade de Natal, no Brasil. Este evento, organizado pela UCCLA, Prefeitura de Natal e com o apoio da Associação LisNatal, representou um sucesso nas palavras dos diferentes intervenientes, desde oradores, palestrantes e público em geral. 
 
Para este encontro os autores convidados, debruçaram-se sobre os seguintes temas: “Literatura Infanto Juvenil”, “Literatura e Futebol” e “Literatura Oral e Tradicional”, em textos inéditos, muito aplaudidos pelos participantes nas sessões.
 
 
 
 
II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
23 a 25 de Novembro de 2011
Natal, Brasil
 
Logotipo II EELP
 
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), com o apoio da Associação Lisboa/Natal (LisNatal), organizaram o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), em Natal, que teve lugar nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em que mais de 1 500 participantes, entre escritores, professores, estudantes e público em geral, animaram os debates e contribuíram para o enriquecimento da nossa língua comum.
 
O II Encontro teve a debate 3 temas, a saber: Literatura de Viagens, O Estado e a Evolução da Língua Portuguesa e Poesia Escrita para a Música.
 

 

I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
28 a 30 de abril de 2010
Natal, Brasil
 
Logotipo I EELP
 
 
Decorreu no Teatro Alberto Maranhão, a primeira edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, numa iniciativa organizada pela UCCLA e prefeitura de Natal.
 
Os temas em debate foram: “Literatura Lusófona: elo entre continentes e culturas”; “Cosmopolitismo: expressões populares e globalização”; “Os desafios das novas tecnologias na literatura”.

 

Publicado em 05-02-2018