Edifícios históricos de Luanda com título de Património Histórico-Cultural

Edifícios históricos de Luanda com título de Património Histórico-Cultural

Dois edifícios emblemáticos do centro de Luanda (Membro Efetivo da UCCLA), em Angola, construídos durante o período colonial português, receberam, oficialmente, este mês, a classificação do Governo angolano como Património Histórico-Cultural de Angola. São eles o edifício sede da Imprensa Nacional e o edifício da Liga Nacional Africana.
 
De acordo com o decreto executivo assinado pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, de 20 de abril, o Governo angolano classificou com aquele título o edifício sede da Imprensa Nacional, na cidade Alta, centro de Luanda. Construído em finais do século XIX, a classificação distingue o edifício, que ainda hoje mantém a traça colonial original, por ter "albergado uma das mais antigas empresas no ramo tipográfico em Angola". 
 
Hoje sede da Imprensa Nacional, empresa estatal que, entre outras funções publica o Diário da República de Angola, o edifício acolheu antes a tipografia do Governo colonial português. O atual Governo angolano sublinha que aquele espaço contribuiu para o surgimento da imprensa escrita oficial, da indústria gráfica e da própria literatura angolana.
 
Já o histórico edifício da Liga Nacional Africana, igualmente em Luanda, foi classificado em 2017 como Património Histórico-Cultural de Angola, tendo o Governo angolano descerrado a 20 de abril último, a placa alusiva, no local. Neste caso, trata-se de um edifício utilizado como sede da atual Liga Africana, uma organização centenária da sociedade civil angolana constituída em 1996 como sucessora da Liga Angolana e da Liga Nacional Africana, instituídas respetivamente em 1912 e 1930.
 
Angola conta com 265 monumentos e sítios classificados, e mais de duas mil áreas inventariadas, mas muitas estão em avançado estado de degradação, conforme admitiu anteriormente a ministra da Cultura.
 
 
Nota: Fotografia site Ver Angola
 
Publicado em 26-04-2018